FORMULÁRIOS E MODELOS DE DOCUMENTO            
 Requerimento de retorno ao curso
  Plano de conclusão de curso  
  Trancamento total do curso
  Trancamento total do curso em caráter excepcional

Perguntas Frequentes (FAQ)

1 – Minha matrícula no curso foi cancelada. O que devo fazer?

Verificar qual o motivo do desligamento.
• Cancelamento automático (Artigo 75) – De acordo com o Artigo 80 do Regimento Geral da USP, você pode solicitar o retorno ao curso uma única vez, no prazo máximo de 5 anos da data do cancelamento da sua matrícula (data). O modelo do requerimento está na página da EESC: www.eesc.usp.br – Graduação – Serviço de Graduação – Documentos. Nele você deve informar para qual semestre está solicitando o retorno. Esse requerimento pode ser entregue no Serviço de Graduação ou encaminhado por e-mail, digitalizado pois precisa estar assinado.
• Quando a CG cancela por prazo máximo ou menos de 20% (Artigo 76) – Você pode recorrer da decisão da CG dentro do prazo máximo de 10 dias corridos, a contar da data da ciência da decisão. Não pode solicitar retorno.

2 – Como fazer o trancamento total de matrícula?
Para efetuar o trancamento total do curso, o aluno deve, preferencialmente, comparecer ao Serviço de Graduação. Quando não for possível, deve preencher e enviar o formulário para graduacao@eesc.usp.br. As regras são as seguintes:

Durante as férias: Deve ter feito a matrícula para o semestre seguinte e já ter cumprido 24 créditos do curso para poder trancar.
Durante o semestre letivo: Não pode estar reprovado por frequência em mais de 25% dos créditos requeridos no semestre.