A Pró-Reitoria de Graduação selecionou 46 projetos para a formação de Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação (CAEG). Os projetos devem ser executados durante o ano de 2021.

O consórcio acadêmico é uma associação de docentes de diferentes cursos e campi da Universidade, criado para desenvolver atividades integradas, em todas as áreas do conhecimento, com impactos diretos na formação diferenciada dos estudantes.

Ao todo, serão investidos R$ 3 milhões, sendo o valor máximo para cada CAEG de R$ 120 mil. Os recursos poderão ser utilizados em material de consumo, equipamentos, diárias de docentes, despesas de mobilidade e bolsas de estudo para estudantes de graduação e de pós-graduação.

“É importante ressaltar a grande adesão dos docentes a esse programa, que visa à excelência do ensino de graduação em diferentes vertentes: inovação e integração docente, avaliação, inclusão e formação de professores para a Educação Básica. As 49 propostas que foram submetidas mostram que houve uma grande integração de diferentes cursos, departamentos, unidades e campi da Universidade”, afirmou o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.

Dos 46 projetos aprovados, 32 são da categoria “Inovação e integração docente no Ensino de Graduação”; seis são da categoria “Avaliação como instrumento para aperfeiçoar o Ensino de Graduação”; três da categoria “Avaliação e monitoramento da política de inclusão e ingresso na USP”; e cinco da categoria “Formação de professores para a Educação Básica no cenário 2030”.

Edmund Baracat – – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Para a pró-reitora adjunta de Graduação, Maria Vitória Lopes Badra Bentley, “os CAEGs aprovados inserem os estudantes de graduação em um contexto multi, inter e transdisciplinar, que vai além de seus cursos e unidades. Em alguns casos, trarão aos estudantes experiências de diferentes campi da USP e instituições externas”.

Ensino Inovador

O propósito dos consórcios acadêmicos é fortalecer parcerias de integração dentro da Universidade e promover o compartilhamento de recursos humanos, infraestrutura, conhecimento e experiências bem-sucedidas no ensino de graduação.

Outra característica é o caráter multidisciplinar, que deve enfatizar a importância de tratar de forma integrada os temas relacionados ao ensino de graduação, inserindo os estudantes em um contexto inter ou transdisciplinar.

Os CAEGs devem ser compostos de unidades de diferentes campi da USP e atuar em uma das quatro áreas:

• Inovação e integração docente no Ensino de Graduação: compartilhamento de experiências de ensino no formato híbrido e em disciplinas de caráter específico para a formação de professores.
  • Formação de professores para a Educação Básica no cenário 2030: ações inovadoras no projeto pedagógico dos cursos de licenciatura e elaboração de pesquisas aplicadas aos Ensinos Fundamental e Médio.
  • Avaliação como instrumento para aperfeiçoar o Ensino de Graduação: ferramentas ou indicadores para avaliar a qualidade do ensino oferecido nos cursos de graduação da USP.
  • Política de inclusão e o ingresso na USP: estratégias, recursos ou ferramentas para diferenciar e promover a política de ingresso na Universidade.

Clique aqui para ver a lista das propostas selecionadas.