O professor José Carlos Cintra, docente aposentado do Departamento de Geotecnia da EESC-USP, em toda a sua carreira dedicou-se à atividade de ensinar a ensinar, fazendo a preparação de pós-graduandos para a apresentações orais, palestras e seminários, e para as aulas universitárias. Nessa atividade, criou uma técnica de apresentação, publicou livros e DVDs, e cooperou inúmeras vezes com os eventos promovidos pela biblioteca e pelos programas de pós-graduação da EESC e de outras unidades da USP. 

Agora, o professor oferece seu conhecimento na forma de podcast, a mídia de transmissão de áudios em episódios já bem popular, sobretudo entre os jovens. Com o título Palestra Nota 10, o podcast traz os principais fundamentos de sua técnica de apresentação, mencionados a seguir.

Como preparar, ensaiar e apresentar uma palestra nota 10 (ou uma aula, seminário ou apresentação nota 10). Como lidar com a timidez e a ansiedade ao falar em público. Como usar slides adequados e na medida certa, e também como utilizar bem os recursos de oratória. E estratégias que tornam o conteúdo didático e atrativo, independente do tema. Enfim, uma metodologia para que o palestrante seja bem-sucedido, provocando no público aquele “gosto de quero mais”.

O episódio número 1, intitulado Os pecados capitais nas palestras nota baixa, já pode ser ouvido no Spotify ou em outras plataformas. Nele, Cintra faz o diagnóstico das palestras nota baixa. São as palestras sem técnica, com dois pecados capitais.

O primeiro pecado é o slide equivocado: poluído de informação, projetado inteiro de uma vez só, e em quantidade exagerada. O segundo pecado capital é a postura incorreta do palestrante: como mero leitor e refém dos slides, e voltado para a tela de projeção, exerce um papel desnecessário, sem conseguir demonstrar o seu conhecimento no tema. O resultado de tudo isso é uma palestra maçante, do tipo “não aguento mais”.

Feito o diagnóstico, a solução desses e outros problemas virá na sequência dos episódios.