Quantos experimentos são necessários para se obter o máximo de informações úteis (estatisticamente validadas) de um sistema sob estudo?  “O menor número possível” é a resposta correta.  Afinal, um menor número de experimentos significa economia de energia, tempo, recursos, reagentes e menor geração de resíduos.

O curso “Introdução ao Planejamento de Experimentos”, oferecido pelo professor Eduardo Bessa Azevedo, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), permite aos participantes “discernirem, por exemplo, entre o uso de planejamentos fatoriais completos e fracionários, construírem e aplicarem modelos empíricos, além de otimizarem a resposta de um dado sistema por meio da Metodologia de Superfícies de Resposta”, informa o ministrante.

O curso será oferecido de 9 a 13 de novembro de 2020, das 14 às 17 horas, totalmente on-line, exclusivamente a pessoas vinculadas a Instituições de Ensino Superior (IES).

Os interessados devem formalizar a inscrição até o dia 23 de outubro no Sistema Apolo e enviar comprovante de vínculo institucional atualizado para o endereço: cursos-extensao@iqsc.usp.br  Posteriormente, receberão e-mail da Fundação de Apoio à Física e à Química (FAFQ) informando como efetuar o pagamento da inscrição.

As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.  Dez (10) vagas serão reservadas aos estudantes de Graduação com menor renda comprovada que solicitarem a isenção da taxa de inscrição pelo e-mail: cursos-extensão@iqsc.usp.br

A matrícula será efetivada após o cumprimento das etapas de inscrição e de pagamento da taxa (ou isenção comprovada).

Para conhecer o conteúdo e outras informações,  acesse a página do curso.

Por Assessoria de Comunicação da EESC com informações do IQSC