Os eventos foram realizados simultaneamente entre 19 e 22 de maio, na cidade de Natal – RN.

O trabalho apresentado – “Estruturas Porosas Obtidas a Partir de Fibras de Alumina-Quitosana” –, de autoria de Rafael Salomão e Jamile Brandi (Universidade Federal do ABC), descreve a preparação estruturas cerâmicas de elevada porosidade preparadas a partir da compactação de fibras contínuas de óxido de alumínio e do polímero natural quitosana. As possíveis aplicações desse material envolvem sua utilização como isolante térmico para altas temperaturas (acima de 1200 graus Celsius), filtro para metais líquidos em processos de fundição e ainda como substrato para crescimento de tecidos biológicos.

O professor Salomão é coordenador do Grupo de Pesquisa Soluções Integradas em Manufatura e Materiais Cerâmicos (SIMMaC) do Departamento de Engenharia de Materiais da EESC.