Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia

Como tudo começou

O Brasil assistiu, na década de 70, uma forte onda de desenvolvimento, particularmente nas áreas infraestrutural e industrial, que gerou uma demanda de profissionais de nível superior adequadamente habilitados, e preparados para atuar no mercado de trabalho.

 

Em resposta às preocupações da época, o Departamento de Assuntos Universitários da Escola de Engenharia de São Carlos criou o Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia – CETEPE em 1981. Este órgão foi concebido para atuar em todas as frentes do aprimoramento do ensino de Engenharia.

Revelação de Fotos –  Produção de Maquetes – Desenho de mobiliário para salas de aula – Projeto de salas e espaços didáticos  – Levantamentos de Estilos de Aprendizagem – Pioneiro na produção de videoaulas  – Pioneiro na organização de Congressos de Iniciação científica na USP. 

Serviços oferecidos ao longo de sua história

Ao longo de sua história o CETEPE produziu uma quantidade significativa de material didático do tipo vídeos, maquetes e reportagens fotográficas, nos meios analógico e digital. Também desenvolveu mobiliários e serviços para apoio a adequação de espaços didáticos. Sem contar os serviços de apoio pedagógico aos docentes como o trabalho de apoio na formação de equipes em disciplinas de didática ativa e apoio aos alunos.

Eventos promovidos

Em 1982 o CETEPE promoveu o primeiro Congresso de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, o Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia – CICTE. O evento pioneiro e inovador foi um dos primeiros congressos destinados a alunos de graduação em Engenharia, Arquitetura e Tecnologia, para a apresentação de seus trabalhos técnicos ou científicos. O CICTE foi idealizado pelo Professor Marcius Fantozzi Giorgetti, primeiro Diretor do CETEPE, e ocorreu anualmente até 1995, quando passou a integrar o programa do Simpósio de Iniciação Científica da USP , o SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo).

O arquivo fotográfico do CETEPE contribui para a memória da EESC e seus colaboradores, docentes e funcionários.

O CETEPE foi pioneiro na organização de eventos de iniciação científica. O primeiro foi realizado em 1982.

O CETEPE dispõe de um acervo fotográfico digital que contribui para a preservação da memória da EESC.