A Agência USP de Inovação em parceria com o Centro Avançado EESC para Apoio à Inovação (EESCin) e o Centro de Engenharia Aplicada à Saúde (CEAS-EESC) lançaram no 1º. semestre de 2016 uma chamada que visou a apoiar projetos com caráter inovador submetidos por alunos de graduação regularmente matriculados em qualquer Unidade da USP.

Foram selecionados até 20 (vinte) projetos e cada um deles recebeu um aporte de até R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para aquisição de materiais de consumo, serviços de terceiros e equipamentos. A iniciativa teve o formato de disciplina optativa (1800117 – Oficina de Inovação) e reuniu um conjunto de atividades teóricas e práticas realizadas no primeiro semestre de 2016.

Participaram projetos nas seguintes Áreas: – Controle de Infecção Hospitalar: visa apoiar o desenvolvimento de novos produtos e ferramentas que reduzam a incidência das infecções hospitalares. – Controle de Vetores de Zoonoses: novos produtos e ferramentas que contribuam para ações preventivas e corretivas de monitoramento e/ou combate, por meios biológico, mecânico/ambiental ou químico, de vetores de patógenos reduzindo sua instalação e/ou reprodução, evitando assim a transmissão de agentes causadores de doenças.