Empréstimos
  • Consulta

O acesso e a consulta ao acervo da Biblioteca da EESC são livres à comunidade USP e demais interessados, porém empréstimos são autorizados somente para a comunidade USP e instituições conveniadas.

• Empréstimos

Antes de utilizar o serviço, recomenda-se a leitura da Portaria GR-6915/2017 que institui o Empréstimo Unificado nas Bibliotecas da USP.

O usuário USP regularmente matriculado e com vínculo institucional ativo pode realizar empréstimos em todas as Bibliotecas da Universidade presencialmente mediante a apresentação do Cartão USP, Carteirinha Digital USP (e-Card USP) ou de documento de identificação com foto.

Podem também retirar exemplares os alunos matriculados nas disciplinas de pós-graduação, de intercâmbio ou em regime especial. Saiba mais clicando aqui.

O acervo disponível em todas as bibliotecas das USP pode ser consultado utilizando os buscadores Dedalus ou o Portal de Busca Integrada.

Conheça os prazos e limites dos empréstimos

O tempo que o material pode ficar emprestado e a quantidade de itens que podem ser retirados por vez variam de acordo com a categoria do usuário e com o tipo de documento:

Para Usuários

Categoria de usuário Limite de empréstimos Prazo (dias consecutivos)
Aluno de graduação, incluído  especial e intercâmbio 10 itens 10 dias
Funcionário 10 itens 10 dias
Aluno de pós-graduação 15 itens 20 dias
Pós-doutorado 15 itens 20 dias
Docente 20 itens 30 dias
Docente aposentado (em atividades na USP) 20 itens 30 dias

Para Documentos

Tipo de documento Prazo (dias consecutivos)
Livros, dissertações e teses De acordo com a categoria do usuário
Livros-texto (bibliografia básica) 10 dias
Periódicos (revistas científicas) 02 dias
Obras de consulta local (enciclopédias, dicionários, bibliografias, manuais, vídeos, normas técnicas, coletâneas de leis e outros) Podem ser retiradas em caráter excepcional

Veja como proceder para renovar

O empréstimo pode ser renovado via web por até três vezes desde que não haja reserva e o usuário não esteja em atraso. A reserva só é permitida caso não tenha itens disponíveis.

Para isso proceda da seguinte forma:

RENOVAÇÕES

• Acesse o Portal de Busca Integrada
  • Selecione a opção IDENTIFICAÇÃO (canto superior direito)
  • Selecione a opção MINHA CONTA (canto superior direito)
  • Selecione a opção EMPRÉSTIMOS e proceda com as renovações
  • Selecione SAIR

RESERVAS

• Acesse o Portal de Busca Integrada
  • Selecione a opção IDENTIFICAÇÃO (canto superior direito)
  • Insira o número USP e a senha registrada no Balcão de Atendimento da Biblioteca ou a senha dos Sistemas USP
  • Realize a busca por título ou autor de interesse
  • Observe em localização & reservas as opções de solicitação do item
  • Clique na opção RESERVA
  • Selecione SAIR

Quando o item estiver disponível para retirada na Biblioteca, você receberá uma notificação por e-mail.
Lembre-se que você tem 24 horas para retirada do material.

O material emprestado poderá ser devolvido no balcão, dentro do horário de atendimento, ou depositado na caixa de devolução 24h.

Devoluções ocorridas após o término do horário de expediente, nos sábados, domingos e feriados, serão recolhidas nos dias de funcionamento, portanto, a data de entrega está condicionada à devolução no sistema.

Em caso de atrasos na devolução, ocorrerá a suspensão do usuário proporcional em número de dias e quantidade de itens.

• Empréstimo entre Bibliotecas (EEB)

Permite retirar materiais que estejam nas Instituições conveniadas. O usuário deve pertencer à comunidade USP e deve procurar a Biblioteca de sua Unidade de origem. Usuários de fora da USP devem procurar a Biblioteca de sua Instituição.

Se você é membro da EESC e quer solicitar um EEB, clique aqui, cadastre-se no sistema e aguarde um e-mail de confirmação para continuar o processo.

Qual o número máximo de pedidos permitidos?
O sistema limita em 5 (cinco) livros por usuário, mas algumas bibliotecas possuem critérios específicos.

Qual o custo?
O serviço é gratuito, porém pode haver despesas de correio.

Posso solicitar sem saber qual biblioteca possui o livro?
Pode. Nossa equipe faz o levantamento nos catálogos das bibliotecas conveniadas.

Como fico sabendo quando o livro chegou?
Pelo sistema você acompanha todos os passos do seu pedido. Essas informações também são enviadas por e-mail.

Quanto tempo demora para o livro chegar?
Até 15 (quinze) dias úteis, dependendo da biblioteca fornecedora.

Quanto tempo posso ficar com o livro?
O prazo é estipulado pela biblioteca fornecedora, mas geralmente é de 10 a 15 dias, podendo ser renovado por 3 vezes, desde que não haja reserva.

O que acontece se entregar o livro em atraso?
Em caso de atrasos na devolução, o usuário ficará impedido de solicitar novos EEBs e ocorrerá o bloqueio do empréstimo local, proporcional ao número de dias de atraso.

Bibliotecas e instituições podem se cadastrar?
Bibliotecas e instituições que desejam se conveniar ao serviço podem preencher este formulário que será enviado automaticamente ao setor responsável.

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Tel.: (16) 3373-9207, 3373-9208