Flat View
Ver por Ano
Exibição Mensal
Ver por Mês
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Search
Buscar
Palestra: Innovation Engineering though Simulation and Testing Integration 

Quinta-feira, 29 Novembro 2012, 09:00

Nesta palestra, o Dr.ir. Herman Van der Auweraer, Diretor Corporativo de Pesquisa da LMS International e Professor em tempo parcial na KU Leuven (Bélgica) vai abordar estratégias de desenvolvimento de produtos mecânicos/mecatrônicos envolvendo a integração de dados de teste e de simulações avançadas em 1D e 3D. Ferramentas clássicas na área de ruído e vibrações têm sido integradas e enriquecidas com capacidades que atualmente incluem análises multifísicas, permitindo a avaliação de sistemas complexos e incluindo movimento, vibração, acústica, fadiga, sistemas de controle e, mais recentemente, análise e gerenciamento de consumo energético. 


Estas ferramentas vêm sendo amplamente utilizadas, entre outras, pelas indústrias aeronáutica e automobilística, ganhando grande relevância no contexto das demandas por sustentabilidade e frente às novas tecnologias de propulsão que incluem os veículos híbridos e elétricos. Grande parte do desenvolvimento destas ferramentas e do seu potencial de inovação tem origem na forte relação indústria-universidade e no apoio financeiro e de recursos humanos advindos de diversos projetos de pesquisa financiados principalmente pelo FP7 da Comissão Europeia.

 

Sobre o palestrante 
Dr. ir. Herman Van der Auweraer tem mestrado em Engenharia Eletrônica (1980) e Doutorado em Ciências da Engenharia (1987) pela da KU Leuven (Bélgica). Desde 1986, ele trabalha para a LMS International, uma das primeiras empresas encubadas pela KU Leuven, que trabalha com testes avançados e ferramentas de simulação para o desenvolvimento de produtos mecânicos e mecatrônicos. Sua função atual é de Diretor Corporativo de Pesquisa, responsável pela definição e implementação das estratégias de tecnologia e inovação da empresa, pelas políticas de direitos de propriedade intelectual, pela cooperação indústria-universidade e definição de projetos estratégicos de pesquisa. Ele leciona seminários em universidades de vários países bem como em programas da indústria e é professor em tempo parcial do departamento de Engenharia Mecânica da KU Leuven. Ele é ativo nas organizações locais, regionais e da Comissão Européia envolvidas com a política de pesquisa e inovação, tais como a Comissão sobre a Política de Inovação do Conselho Flamengo de Ciência e Inovação (similar ao CNPq no Brasil).  O Dr. Van de Auweraer já apresentou mais de 100 trabalhos em congressos internacionais e possui cerca de 150 artigos referenciados na base Scopus com índice-h de 12. Tem participação ativa em diversos projetos Europeus, incluindo chamadas em andamento do FP7 em áreas como:

 

Geração e Gerenciamento de Energia

o    EMVeM: Energy efficiency Management for Vehicles and Machines (em parceria com a EESC-USP)
o    MARE-WINT: new MAterials and REliability in offshore WINd Turbines technology
o    ESTOMAD: Energy Software Tools for Sustainable Machine Design

Veículos Híbridos e Elétricos
o    eLiQuiD: Best Engineering Training in Electric, Lightweight and Quiet Driving 
o    INTERACTIVE: Innovative Concept Modelling Techniques for Multi-Attribute Optimization of Active Vehicles

Engenharia da Mobilidade Sustentável – Veículos Verdes
o    GRESIMO: Best Training for Green and Silent Mobility
o    ALIVE: Advanced High Volume Affordable Lightweighting for Future Electric Vehicles
o    VECOM: Vehicle Concept Modelling
o    Tire-Dyn: Experimental and Numerical Analyses of the Dynamic Behavior of Rolling Tires in order to Improve the Tire Modeling Accuracy (coordinator)

Aeronáutica e Aeroacústica
o    IDEALVENT: Integrated Design of Optimal Ventilation Systems for Low Cabin and Ramp Noise
o    FLOWAIRS: Silent Air Flows in transport, buildings and power generation
o    ANADE: Advances in numerical and analytical tools for detached flow prediction
o    IMESCON: Innovative Methods of Separated Flow Control in Aeronautics

 

Local do evento: Departamento de Eng. de Produção - OPF - Auditório Mori Seiki


[+]informações: 
Prof. Leopoldo de Oliveira (SEM)
3373-8649
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Voltar

EESC para você         

AlumniUSP

Mais Buscados

Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.