Graduação

Certificados de Estudos Especiais

O que é o Certificado de Estudo Especial?

Um “Certificado de Estudos Especial” é um reconhecimento pelo aprofundamento em determinada área do conhecimento, desenvolvido durante a graduação e atestado pelo cumprimento de determinado elenco de disciplinas previamente definido.

 

Os certificados servem de orientação aos alunos, um “roteiro” de estudos para áreas específicas de interesse. Eles servem também como reconhecimento ao aluno pela dedicação adicional a esta área específica da engenharia e auxiliam na inserção no campo de atuação profissional ao atestar o interesse específico aos profissionais de Recursos Humanos.

 

Como proceder?

O aluno interessado em obter o certificado deve estar matriculado na modalidade de engenharia específica e cursar o número mínimo de disciplinas especificadas. No momento da formatura o aluno deverá preencher o requerimento no Serviço de Graduação, que irá realizar a verificação do cumprimento das exigências e procederá a emissão do certificado.

 

Quais são as disciplinas necessárias?

Clique no título para obter a lista de disciplinas conforme curso e certificado.

 

Engenharia Civil

Engenharia de Estruturas
Engenharia de Transportes

 Engenharia Mecânica

Engenharia Automobilística
Manufatura
Projeto de Máquinas

 Engenharia Elétrica - Ênfase em Sistemas de Energia e Automação

Sistemas de Controle
Sistemas Elétricos de Potência

 Engenharia Elétrica - Ênfase em Eletrônica

Controle e Automação
Engenharia Biomédica
Sistemas Digitais
Telecomunicações

 Engenharia de Produção

Estratégia e Organização

 Engenharia Mecatrônica

Engenharia Automobilística

 Engenharia Aeronáutica

Engenharia Automobilística

 Engenharia de Materiais e Manufatura

Engenharia Automobilística

 

 

Aprovado e revisado na CG# 388
22 de fevereiro de 2018.

Última atualização em Sexta, 14 Dezembro 2018 15:45

Acessos: 3353

Graduação

A Escola de Engenharia de São Carlos contribui de maneira expressiva, há mais de 60 anos, para a formação de profissionais altamente qualificados, preparados para atender tanto as demandas do mercado de trabalho quanto as atividades de pesquisa científica na área. Já formou mais de 8.500 bacharéis.

 

Atualmente, oferece 10 cursos de graduação, muitos deles entre os mais concorridos do vestibular da FUVEST. Juntos, totalizam 490 vagas anuais.

 

Graduação 

Engenharia Aeronáutica

Engenharia Ambiental

Engenharia Civil

Engenharia de Computação *

Engenharia Elétrica - Ênfase em Eletrônica

Engenharia Elétrica - Ênfase em Sistemas de Energia e Automação

Engenharia de Materiais e Manufatura

Engenharia Mecânica

Engenharia Mecatrônica

Engenharia de Produção

    

  
   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


em parceria com o ICMC

 


Com 218 professores - 97% doutores -  a EESC possibilita ao aluno de graduação uma interface direta com o universo das pesquisas, seja através de atividades extracurriculares ou no contato com o conteúdo desenvolvido nos seus programas de pós-graduação. É um ambiente de excelência, onde ensino e pesquisa estão articulados de distintas formas.

   

icone botao mais

Comissão de Graduação (CG)

Coordenação de Cursos (CoCs)

Serviço de Graduação (SVGRAD)

 

Última atualização em Quinta, 28 Novembro 2013 12:04

Acessos: 1712

Engenharia Mecânica

Apresentação

A habilitação em Engenharia Mecânica oferecida pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo caracteriza-se por três opções diferentes de currículos, sendo que todas elas possuem o objetivo principal de preparar o profissional para atuar em qualquer campo da Engenharia Mecânica. Os dois primeiros anos do curso, denominado ciclo básico são comuns a todas as estruturas curriculares. Durante este período o aluno cursa disciplinas de caráter básico em diversas áreas do conhecimento, tais como Matemática, Física, Química e Ciência dos Materiais. Este conjunto de disciplinas básicas tem por objetivo dar ao aluno uma sólida formação conceitual. A partir do quinto período o aluno opta por uma determinada ênfase. As atividades curriculares são distribuídas em dez períodos letivos semestrais. Os conteúdos da Estrutura Curricular são ordenados em núcleos: Conteúdos Básicos; Conteúdos Profissionalizantes; Extensões e Aprofundamentos; Integração dos Conhecimentos e Atividades Complementares. 

 

Disciplinas
  

O curso de Engenharia Mecânica da EESC/USP possui uma estrutura curricular equilibrada. Busca-se com esta estrutura curricular formar um profissional com uma formação completa e que possa vir a atuar nas mais diversas áreas do setor produtivo da Engenharia Mecânica. A partir do quinto semestre do curso, o aluno da Engenharia Mecânica cursa disciplinas em diversas áreas, sendo que o maior número de disciplinas concentra-se nas seguintes áreas: Projeto Mecânico, Fabricação Mecânica, Dinâmica de Máquinas, Sistemas Mecânicos, Termodinâmica, Mecânica dos Fluídos e Mecânica dos Sólidos. Além das disciplinas, também faz parte dos requisitos para a obtenção do título de Engenheiro Mecânico a realização de um estágio supervisionado obrigatório, normalmente realizado junto ao setor produtivo durante o último ano do curso. A estrutura curricular da Engenharia Mecânica também contempla um trabalho de conclusão do curso, que a exemplo do estágio supervisionado, deve ser cumprido durante os dois últimos semestres do curso. Na estrutura curricular atual, a carga horária exigida para a obtenção do diploma de Engenheiro Mecânico totaliza mais de 4.000 hs.

 

Extracurricular

Os alunos do curso de Engenharia Mecânica da EESC-USP participam de diversas atividades extracurriculares, dentre elas se destacam a Competição SAE Mini Baja: atividade promovida pela SAE (Society for Automotive Engineering) na qual uma equipe de alunos de graduação projeta e constrói um veiculo tipo "baja" para atuar em competições inter universidades. A equipe EESC-USP tendo sido Campeã em diversas oportunidades. Outra atividade é a Competição Fórmula SAE: atividade promovida pela SAE na qual uma equipe de alunos de graduação projeta e constrói um veículo que se assemelha aos de fórmula 1. A equipe EESC-USP Fórmula possui tradição nesta competição. Destaca-se ainda a Empresa EESC Jr. Empresa onde os alunos desenvolvem projetos tecnológicos aplicando os conhecimentos adquiridos durante o curso.

 

O profissional

O Engenheiro Mecânico é um profissional de grande versatilidade, podendo atuar em todos os seguimentos do ramo industrial e da pesquisa tecnológica. Seu campo de trabalho vai desde o chão de fábrica até o gerenciamento de grandes corporações empresariais. Pela sua formação ampla, o Engenheiro Mecânico tem sido largamente procurado por empresas da área de mercado de capitais. Tem também atuado no setor de compra e vendas. Grandes empresas negociam grandes equipamentos sempre com a assessoria de um Engenheiro Mecânico. A formação acadêmica do Engenheiro Mecânico, na Escola de Engenharia de São Carlos - USP, visa prepará-lo para a concepção de máquinas e processos; para projeto e fabricação de peças e máquinas em geral; para desenvolvimento na área energética e ambiental; para a gestão da produção; para manutenção de equipamentos; para a administração e relacionamento econômico da empresa.

Prof. Antonio Moreira dos Santos

Ex-Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica da EESC/USP

 

 

 

 icone botao mais 

 

          Homepage do curso

Última atualização em Segunda, 04 Maio 2015 15:05

Acessos: 24176

Estágios, Bolsas e Monitorias

Estágios

 

Procedimentos para realizar estágios

 

Aluno, confira abaixo o passo a passo para formalizar seu estágio:

  

          · 1º) Escolha uma empresa para fazer estágio

 

Alunos de 4º e 5º anos podem fazer estágio curricular (obrigatório), enquanto alunos dos 1º, 2º e 3º anos podem fazer estágio extracurricular. Ao iniciar as negociações com a instituição concedente de estágio (empresa), você deverá prever prazo mínimo de 15 (quinze) dias para tramitação e assinaturas dos documentos antes do início efetivo da atividade na instituição. Esse prazo é necessário para esclarecimento de eventuais dúvidas entre as instituições e a obtenção das assinaturas em todos os documentos exigidos, tanto na EESC quanto na instituição concedente de estágios.

 

          · 2º) Celebração de convênio de estágio

 

Fica facultada a celebração de convênio de estágio de graduação entre a EESC e concedentes de estágio. No caso de ser a USP concedente, o convênio é obrigatório.

 

          · 3º) Providencie os documentos necessários

 

Toda a documentação de estágio deve ser preenchida no computador. A empresa deve assinar todos os documentos e entregá-los ao aluno para que ele procure um professor do seu curso e da EESC para orientá-lo e assinar os planos de estágio.

 

          · 4º) Entregue a documentação completa ao Serviço de Estágios e Relações Institucionais (SVERI)

 

Os documentos podem ser entregues pelo aluno pessoalmente no Serviço de Estágios e Relações Institucionais (SVERI), ou enviados pelo correio, porém isso deve ser feito antes de o aluno iniciar a atividade de estágio. Endereço para envio:


Serviço de Estágios e Relações Institucionais (SVERI)
Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP
Bloco E1 – 2º andar
Avenida Trabalhador São-carlense, 400 - Parque Arnold Schimidt
CEP 13566-590, São Carlos - SP

 

          · 5º) A documentação é assinada pelo presidente da Comissão de Graduação

 

Após conferência pelo Serviço de Estágios e Relações Institucionais (SVERI), a documentação é encaminhada ao Presidente da CG para ser assinada e só então pode ser retirada pelo aluno. O prazo máximo para essa documentação estar assinada é de 10 dias.

 

          · 6º) Solicite sua matrícula na disciplina Estágio Supervisionado (alunos dos 4º e 5º anos)

 

Para efetuar a matrícula na disciplina Estágio Supervisionado (obrigatório), os alunos devem providenciar no Serviço de Estágios e Relações Institucionais (SVERI) toda a documentação pertinente para regulamentação de estágio, e posteriormente solicitar no mesmo Serviço que sua matrícula na referida disciplina seja efetivada.

 

Destaca-se que é necessário que o aluno solicite a matrícula, ela não é feita de forma automática.

 

          · 7º) Conclusão do estágio

 

Após o término do estágio, o aluno deverá entregar ao professor orientador da EESC o Relatório de Estágio (conforme orientação do professor orientador) e uma declaração de carga horária enviada pela empresa (a declaração deverá ser em papel timbrado da empresa). O docente fará a avaliação e lançará a nota e a frequência na disciplina, que só então será validada como "aprovada", caso todos os requisitos tenham sido cumpridos. O orientador também deverá enviar a declaração de horas de estágio ao Serviço de Graduação para arquivo no processo do aluno.

 

 

Dúvidas frequentes

 

1) Quando posso fazer estágio?

R) O aluno deverá consultar as normas estabelecidas pelas Comissões de Coordenação de Curso (CoCs) e verificar em qual semestre é indicado o estágio no currículo de cada Curso. O Estágio deve ser planejado, realizado, acompanhado e avaliado em conformidade com o currículo, programa e calendário escolar; com as diretrizes expedidas pelo Conselho de Graduação; com as disposições da Resolução USP-5528, de 10/8/2009, e consoante o Estatuto de Estágio definido pela Comissão de Graduação da Escola.

 

2) Quantas horas de estágio posso fazer por semana?

R) O aluno poderá fazer 6 horas de estágio por dia, 30 horas semanais. Nos dias em que o aluno não tiver aulas presenciais poderá fazer 8 horas de estágio por dia, desde que seja autorizado pela empresa.

 

3) Qual a duração do estágio?

R) Conforme a legislação pertinente, a duração do estágio não poderá ultrapassar dois anos no mesmo concedente. O Termo de Compromisso, com apresentação obrigatória do Plano de Estágio, deverá ser providenciado preferencialmente de seis em seis meses, para controle da carga horária.

 

4) Posso fazer o “Estágio de Férias” (oferecido pelas empresas por 30 dias)?

R) Sim.

 

5) Devo estar assegurado contra acidentes pessoais durante o estágio?

R) Sim, o Seguro contra Acidentes Pessoais é obrigatório por lei e deve estar mencionado no Termo de Compromisso. O seguro deverá ser providenciado pela empresa.

 

6) O que preciso para iniciar o estágio?

R) Estar em posse de toda a documentação já assinada por todos. Verificar os Procedimentos para realizar estágios acima.

 

7) Quanto tempo demora a retirada da documentação pronta no Serviço de Estágios e Relações Institucionais (SVERI), a fim de ser levada à Empresa no qual estagiará?

R) No máximo 10 dias. 

 

8) Há alguma implicação em fazer estágio sem a documentação?

R) Sim. A empresa corre o risco de ter problemas trabalhistas, uma vez que não existe documentação de estágio.

 

9) Posso trazer o Plano de Estágio em branco para o professor orientador assinar primeiro?

R) Não. O Plano de Estágio indicará o tipo de atividade que o aluno irá realizar na empresa. Deverão estar assinaladas três principais atividades que serão realizadas pelo estagiário na empresa na primeira página do plano e na segunda página deverão ser descritas mais detalhadamente essas atividades para só então o orientador assinar.

 

10) Quem deve assinar o termo de compromisso e o plano de estágio na empresa?

R) O termo de compromisso deverá ser assinado pelo representante legal da empresa, enquanto o plano de estágio deverá ser assinado pelo gestor (supervisor) do aluno na empresa.

 

11) Quem deve assinar o termo de compromisso e o plano de estágio na EESC?

R) O termo de compromisso deverá ser assinado pelo Presidente da Comissão de Graduação, enquanto o plano de estágio deverá ser assinado por um professor do curso do aluno e da EESC, a escolha do aluno.

 

12) Todos os estágios obrigatórios ou não devem ter documentação?

R) Sim. A documentação é uma exigência da Lei e portanto é sempre igual, inclusive com a assinatura do professor orientador no plano de estágio.

 

13) Já realizei meu estágio curricular e desejo fazer outro. É necessário providenciar toda a documentação novamente?

R) Sim. O estagiário não poderá ficar na Empresa sem a documentação necessária para o estágio, mesmo sendo estágio extracurricular.

 

14) Posso usar a Bolsa de Iniciação Científica como Estágio?

R) Depende, apenas nos casos em que a Comissão de Coordenação de Curso (CoC) tenha definido essa possibilidade e, necessariamente, sempre nos termos por ela estabelecidos.

 

15) Posso fazer estágio nas dependências da Universidade?

R) Sim. O aluno poderá fazer estágio em laboratórios da EESC e outras unidades da USP, sempre providenciando a documentação necessária. Nesse caso, pedimos que o aluno entre em contato com o Serviço de Estágios e Relações Institucionais (SVERI) para instruções adequadas.

 

16) Posso prorrogar meu estágio?

R) Sim. O aluno deverá trazer o Termo Aditivo de Prorrogação, informando a carga horária, juntamente com o novo Plano de Estágio, este obrigatório.

 

17) Quero rescindir o meu Termo de Compromisso de Estágio, o que devo fazer?

R) O aluno deverá escrever uma carta endereçada à empresa em que está realizando o estágio, solicitando a rescisão do contrato e justificando. Esse documento deverá ser feito em duas vias sendo que uma, com o recebimento da empresa, deverá ser enviada ao Serviço de Estágios e Relações Institucionais (SVERI).

 

18) Quando o aluno colar grau poderá continuar fazendo estágio?

R) Não. Após a colação de grau o aluno perde o vínculo com a USP e o Termo de Compromisso não tem mais validade.

 

19) O que devo entregar ao professor orientador após o término do estágio?

R) O aluno deverá entregar ao professor orientador do estágio um relatório elaborado conforme instruções do orientador e uma declaração com o total de horária de estágio feitas pelo aluno. Essa declaração deve ser feita pela empresa em papel timbrado ou com carimbo do CNPJ. 

 

20) É possível entregar documentos com assinatura escaneada ou digital?

R) Não. Todas as assinaturas devem ser a caneta.

 

21) Onde posso buscar oportunidades de estágio?

R) Todas as oportunidades que chegam até o Serviço de Estágios e Relações Institucionais (SVERI) são divulgadas no Blog Estágios e Mercado de Trabalho da EESC ou na página do Facebook do Estágios EESC. Além disso, o aluno pode participar de todos os processos seletivos que tiver conhecimento e interesse.

 

 

 

Bolsas e Monitorias

 

Duplo Diploma

 

Objetivo/descrição: Modalidade de intercâmbio permite que o aluno cumpra parte de suas disciplinas em uma instituição estrangeira, tendo ao final do curso o diploma das duas instituições envolvidas

Valor/duração: Dependerá de Agências de Fomento do país de destino / 2 anos

Contato: Comissão de Cooperação Internacional (CCInt)

Telefone: (16) 3373-8188

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Bolsa de Mobilidade Internacional Santander Universidade

 

Objetivo/descrição: Possibilitar aos alunos de graduação, regularmente matriculados, cursar disciplinas de graduação em instituições estrangeiras de ensino superior, durante o período máximo de um semestre

Valor/duração: Isenção de Taxas / 6 meses

Contato: Comissão de Cooperação Internacional (CCInt)

Telefone: (16) 3373-8188

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)

 

Objetivo/descrição: Programa do CNPq que visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa

Valor/duração: R$400,00 / 12 meses 

Contatos:

Serviço de Estágios e Relações Institucionais (SVERI)

Telefone: (16) 3373-9251

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

 

Seção de Apoio Institucional (SCAPINS)

Telefone: 3373-9244

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI)

 

Objetivo/descrição: Programa do CNPq que tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação

Valor/duração: R$400,00 / 12 meses

Contato: Serviço de Estágios e Relações Institucionais (SVERI)

Telefone: (16) 3373-9251

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

 

Bolsa de Monitoria da EESC

 

Objetivo/descrição: Indicações serão feitas pelos professores orientadores

Valor/duração: A contratar

Contatos:

Serviço de Estágios e Relações Institucionais (SVERI)

Telefone: (16) 3373-9251

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

 

Seção de Apoio Institucional (SCAPINS)

Telefone: 3373-9244

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Aprender com Cultura e Extensão

 

Objetivo/descrição: O programa busca ações de cultura e extensão, apoiando alunos no desenvolvimento de atividades temáticas voltadas para os desafios das realidades intra e extra-universidade

Valor/duração: R$400,00 / 12 meses

Contato: Secretaria da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx)

Telefone: (16) 3373-9248

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Auxílio Moradia (vaga)

 

Objetivo/descrição: A seleção dos interessados é feita por uma comissão, levando em conta a situação sócio-econômica do aluno de graduação

Valor/duração: 12 meses, podendo renovar

Contato: Serviço de Promoção Social e Moradia Estudantil (SVSOCIAL)

Telefone: (16) 3373-9111

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Auxílio Moradia (financeiro)

 

Objetivo/descrição: Preenchidas as vagas do alojamento, o aluno poderá ser beneficiado com ajuda financeira, a fim de suprir parte dos gastos com moradia na cidade

Valor/duração: R$ 400,00 / 12 meses, podendo renovar

Contato: Serviço de Promoção Social e Moradia Estudantil (SVSOCIAL)

Telefone: (16) 3373-9111

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Auxílio Transporte

 

Objetivo/descrição: Auxílio no deslocamento do aluno da residência até a Universidade

Valor/duração: R$ 200,00 / 12 meses, podendo renovar

Contato: Serviço de Promoção Social e Moradia Estudantil (SVSOCIAL)

Telefone: (16) 3373-9111

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 Auxílio Alimentação

 

Objetivo/descrição: Isenção do pagamento de refeições nos Restaurantes Universitários

Valor/duração: 12 meses, podendo renovar

Contato: Serviço de Promoção Social e Moradia Estudantil (SVSOCIAL)

Telefone: (16) 3373-9111

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Auxílio Livros

 

Objetivo/descrição: Apoio financeiro para aquisição de livros nas Editoras da USP

Valor/duração: Em forma de créditos

Contato: Serviço de Promoção Social e Moradia Estudantil (SVSOCIAL)

Telefone: (16) 3373-9111

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 Programa Unificado de Bolsas de Estudo para estudantes de Graduação

 

Objetivo/descrição: Programa de bolsas de estudos integrado à Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil

Valor/duração: R$ 400,00 / 12 meses

Contato: Assistência Técnica Acadêmica (ATAc)

Telefone: (16) 3373-9154

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 Programa de estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG)

 

Objetivo/descrição: Aperfeiçoamento de estudos em uma área de conhecimento de maior interesse, por meio do desenvolvimento de atividades supervisionadas de ensino

Valor/duração: R$ 400,00 / 4 meses

Contato: Assistência Técnica Acadêmica (ATAc)

Telefone: (16) 3373-9154

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 Bolsa Pró-Aluno

 

Objetivo/descrição: Possibilitar o contato dos alunos com a informática, de forma a complementar sua formação e melhor prepará-los para o mercado de trabalho

Valor/duração: R$ 400,00 / 6 até 18 meses

Contato: Seção Técnica de Informática (SCINFOR)

Telefone: (16) 3373-9268

Site: www.usp.br/proaluno/

 

  

 

 

 

icon.contato barraServiço de Estágios e Relações Institucionais

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

tel.: (16) 3373-8198

  

 

 

Última atualização em Quinta, 02 Maio 2019 15:37

Acessos: 51783

Calendário Acadêmico 2019

Calendário Acadêmico - EESC/USP - consolidado após alteração descrita a seguir.

 

Alteração: os alunos de todas as unidades do campus da USP em São Carlos (EESC, IAU, ICMC, IFSC e IQSC) iniciarão as aulas do segundo semestre de 2019 mais cedo – dia 29 de julho – e terminarão mais tarde – dia 7 de dezembro.

Última atualização em Quarta, 26 Junho 2019 09:56

Acessos: 59327

EESC para você         

AlumniUSP

Mais Buscados

Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.