X Semana da Engenharia Ambiental obteve bons resultados

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP sediou de 20 a 24 de maio a X Semana da Engenharia Ambiental (SEA). Organizada pelos alunos da graduação, a semana acontece anualmente e obteve bons resultados nessa edição.

 

Os cinco dias de eventos se constituíram em palestras expositivas, grupos de discussões, mesas-redondas, documentários e minicursos que abordaram temas atuais e diversificados com o objetivo de aprimorar a visão criticas dos alunos. Além das palestras realizadas no Anfiteatro Jorge Caron, os participantes da semana participaram de visitas técnica em uma mineradora e no CHREA.

 

Participaram das atividades 336 pessoas, sendo estas alunos da graduação e pós-graduação da EESC, profissionais da área, professores, alunos de outras universidades e integrantes da comunidade interessados pelos temas abordados: gestão ambiental, planejamento urbanístico, educação ambiental, inovações na área ambiental, entre outros.

 

A edição foi a que obteve maior número de inscritos. Segundo Fabiane dos Reis Vieira, membro da comissão organizadora, esse número só tende a crescer. “Cada comissão organizadora preza pelo crescimento do evento em si e pela continuidade de um trabalho que já foi feito. Tivemos a participação de pessoas de outros estados, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná, e de alunos de outras universidades, como da Unesp (de São José dos Campos, Rio Claro e Presidente Prudente) e da UniSEB (Ribeirão Preto)”, contou Fabiane.

 

Outro destaque da semana foi uma conversa com Engenheiros Ambientais formados na EESC e em outras universidades. A ocasião foi uma oportunidade para os graduandos esclarecerem suas dúvidas acerca das diferentes áreas de atuação e carreiras, receberem orientações sobre as dificuldades do curso e auxiliar em suas escolhas profissionais.

 

A Semana da Engenharia agregou em seus eventos ações de sustentabilidade, como a redução da quantidade de resíduos gerados através de materiais impressos e copos descartáveis, e ações sociais. “Optamos por enviar o certificado de participação através dos e-mails dos participantes e disponibilizamos canecas para venda. Também fizemos uma doação de alimento, canecas e luvas descartáveis ao asilo Cantinho Fraterno”, falou Fabiane.

 

Mesmo com o término da semana, a comissão organizadora não terminou suas atividades. No momento, os alunos estão coletando feedback dos participantes do evento e da própria comissão para levantar aspectos positivos e negativos da 10ª edição e, com isso, garantir um evento ainda melhor na próxima edição.

 

Por Nathália Nicola, da Assessoria de Comunicação da EESC

 

 

EESC para você         

Autonomia Universitária

Mais Buscados

Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.