Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA

Competências

CIPA é a sigla de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Ela está prevista no Artigo 163 da CLT e na NR-5 da Portaria nº 3.214, de 08.06.1978, e deve ser implantada em empresas privadas e públicas, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam empregados.

Qual a função da CIPA?

São várias as funções da CIPA: contribuir na prevenção de acidentes, verificando as condições de trabalho de cada funcionário para que não haja nenhum dano à saúde. Isso possibilita uma melhor rentabilidade do seu serviço, associada à qualidade de vida, o que é bom tanto para o funcionário quanto para o empregador.

Quais as atividades que a CIPA deve desenvolver?

Através de seus membros, a Comissão deve identificar riscos no processo de trabalho e propor soluções; elaborar planos de ação preventiva; divulgar informações relativas a segurança e saúde no trabalho; promover eventos e campanhas para conscientização dos trabalhadores e empregadores.

Como a CIPA da EESC é formada?

A Comissão é formada por funcionários indicados pela Diretoria da Unidade e também por votação através dos próprios funcionários da EESC, que ocorre anualmente no mês de março.

Na USP, qual a relação entre a CIPA e o SESMT (Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho)?

A CIPA é uma continuidade do trabalho realizado pelo SESMT, onde todos trabalham em prol de melhorias no ambiente de trabalho e zelando pela integridade física e emocional do funcionário.

Composição

Nome e Cargo

Ramal

Representantes do empregador