Engenharia Mecânica

Apresentação

A habilitação em Engenharia Mecânica oferecida pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo caracteriza-se por três opções diferentes de currículos, sendo que todas elas possuem o objetivo principal de preparar o profissional para atuar em qualquer campo da Engenharia Mecânica. Os dois primeiros anos do curso, denominado ciclo básico são comuns a todas as estruturas curriculares. Durante este período o aluno cursa disciplinas de caráter básico em diversas áreas do conhecimento, tais como Matemática, Física, Química e Ciência dos Materiais. Este conjunto de disciplinas básicas tem por objetivo dar ao aluno uma sólida formação conceitual. A partir do quinto período o aluno opta por uma determinada ênfase. As atividades curriculares são distribuídas em dez períodos letivos semestrais. Os conteúdos da Estrutura Curricular são ordenados em núcleos: Conteúdos Básicos; Conteúdos Profissionalizantes; Extensões e Aprofundamentos; Integração dos Conhecimentos e Atividades Complementares.

Disciplinas

O curso de Engenharia Mecânica da EESC/USP possui uma estrutura curricular equilibrada. Busca-se com esta estrutura curricular formar um profissional com uma formação completa e que possa vir a atuar nas mais diversas áreas do setor produtivo da Engenharia Mecânica. A partir do quinto semestre do curso, o aluno da Engenharia Mecânica cursa disciplinas em diversas áreas, sendo que o maior número de disciplinas concentra-se nas seguintes áreas: Projeto Mecânico, Fabricação Mecânica, Dinâmica de Máquinas, Sistemas Mecânicos, Termodinâmica, Mecânica dos Fluídos e Mecânica dos Sólidos. Além das disciplinas, também faz parte dos requisitos para a obtenção do título de Engenheiro Mecânico a realização de um estágio supervisionado obrigatório, normalmente realizado junto ao setor produtivo durante o último ano do curso. A estrutura curricular da Engenharia Mecânica também contempla um trabalho de conclusão do curso, que a exemplo do estágio supervisionado, deve ser cumprido durante os dois últimos semestres do curso. Na estrutura curricular atual, a carga horária exigida para a obtenção do diploma de Engenheiro Mecânico totaliza mais de 4.000 hs.

Extracurricular

Os alunos do curso de Engenharia Mecânica da EESC-USP participam de diversas atividades extracurriculares, dentre elas se destacam a Competição SAE Mini Baja: atividade promovida pela SAE (Society for Automotive Engineering) na qual uma equipe de alunos de graduação projeta e constrói um veiculo tipo "baja" para atuar em competições inter universidades. A equipe EESC-USP tendo sido Campeã em diversas oportunidades. Outra atividade é a Competição Fórmula SAE: atividade promovida pela SAE na qual uma equipe de alunos de graduação projeta e constrói um veículo que se assemelha aos de fórmula 1. A equipe EESC-USP Fórmula possui tradição nesta competição. Destaca-se ainda a Empresa EESC Jr. Empresa onde os alunos desenvolvem projetos tecnológicos aplicando os conhecimentos adquiridos durante o curso.

O profissional

O Engenheiro Mecânico é um profissional de grande versatilidade, podendo atuar em todos os seguimentos do ramo industrial e da pesquisa tecnológica. Seu campo de trabalho vai desde o chão de fábrica até o gerenciamento de grandes corporações empresariais. Pela sua formação ampla, o Engenheiro Mecânico tem sido largamente procurado por empresas da área de mercado de capitais. Tem também atuado no setor de compra e vendas. Grandes empresas negociam grandes equipamentos sempre com a assessoria de um Engenheiro Mecânico. A formação acadêmica do Engenheiro Mecânico, na Escola de Engenharia de São Carlos - USP, visa prepará-lo para a concepção de máquinas e processos; para projeto e fabricação de peças e máquinas em geral; para desenvolvimento na área energética e ambiental; para a gestão da produção; para manutenção de equipamentos; para a administração e relacionamento econômico da empresa.

Prof. Antonio Moreira dos Santos

Ex-Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica da EESC/USP