Docente da EESC publica o livro didático "Confiabilidade e Segurança das Estruturas"

O professor do Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, André Teófilo Beck, publicou o livro didático Confiabilidade e Segurança das Estruturas (Elsevier, 2019, 448 páginas, R$195,00). Trata-se de material oriundo das disciplinas de pós-graduação SET 5915 - Confiabilidade Estrutural e SET 5952 - Confiabilidade Estrutural Avançada.

  

eesc confiabilidade e seguranca nas estruturas

 

Modelos de cálculo de engenharia não conseguem prever, de forma exata, os efeitos das ações ou as resistências de elementos estruturais. Os procedimentos usuais de projeto, construção, operação e manutenção de estruturas consideram essas incertezas de forma indireta, resultando em estruturas potencialmente conservadoras ou inseguras. O livro ilustra e discute como essas incertezas podem ser consideradas de forma objetiva nos procedimentos de análise, de forma a produzir estruturas mais econômicas, mais seguras e mais confiáveis.

 

Além de discutir a teoria de confiabilidade estrutural e suas ferramentas, a obra também apresenta diversas aplicações práticas e foi escrita para engenheiros e estudantes de engenharia, com rigor técnico, mas sem excesso de formalismos matemáticos.

 

[+] informação

Professor André Teófilo Beck
Departamento de Engenharia de Estruturas da EESC
Tel.: (16) 3373-9460
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Por Assessoria de Comunicação da EESC
Imagem: Adaptação da capa do livro

 

EESC para você         

Autonomia Universitária

Mais Buscados

Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.