Docentes podem divulgar pesquisas no Jornal da USP

O Jornal da USP é um veículo que fornece oportunidades para divulgação dos trabalhos realizados pela comunidade da Universidade em todos os seus campi. Entre os canais disponíveis estão o 'podcast' Momento Tecnologia e a seção Artigos, os quais apresentam pesquisas e opiniões de docentes. Os professores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP podem participar por meio da Assessoria de Comunicação da Escola.

eesc jornal usp divulgação

O Momento Tecnologia apresenta pesquisas desenvolvidas na Universidade e aplicadas na sociedade. Cabem nesse espaço relatos de projetos novos, diferentes e aplicados, e a participação pode ser feita por telefone, em uma conversa de cerca de 10 minutos.

Os interessados podem enviar um resumo do projeto e contato telefônico de quem será entrevistado para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com o título Interesse em participar do Momento Tecnologia.

Já a seção Artigos recebe textos de autoria de docentes com uma opinião, comentário, ponto de vista ou explanação sobre um tema de interesse, que não precisa necessariamente ser um relato de pesquisa. Os interessados em publicar algo podem redigir um texto de até uma página e enviar para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com o título Interesse em participar dos Artigos do Jornal da USP.

O Jornal seguirá sua própria agenda para as publicações e pode recusar alguma sugestão que não se adeque as suas predefinições.

Integração entre o Jornal da USP e a EESC

A Assessoria de Comunicação da Escola também envia ao Jornal notícias que são divulgadas no EESC Informa, para serem publicadas nas mídias da USP na íntegra ou servirem de referência para que sejam produzidos novos textos. Além disso, por atualmente não contar um jornalista em sua equipe, a Assessoria também recebe o apoio do Jornal da USP para fazer matérias mais elaboradas.

As divulgações podem ser solicitadas por toda a comunidade da EESC. Para isso, os interessados devem usar este formulário on-line, cujo link também pode ser encontrado no Portal EESC, na coluna Comunicação da parte inferior da página, opção Solicitar Divulgação. Também é possível acessá-lo pelo link localizado no rodapé do Boletim EESC Informa e pelo endereço www.eesc.usp.br/divulga.

Serão observados critérios de divulgação, além de tempo de produção das pautas e assuntos noticiáveis, e cada tipo de informação será veiculada em uma ou mais das mídias pertinentes. Além dos canais institucionais disponíveis no âmbito da Escola – Portal EESC, Boletim EESC Informa, Facebook da EESC, Agenda de Eventos e Blog de Estágios e Mercado de Trabalho – também são sugeridas divulgações ao Informe Geral e mídias das outras unidades do Campus, Jornal da USP e veículos de imprensa de São Carlos, regionais, nacionais e especializados em engenharia.

Assessoria de Comunicação da EESC