Orientações para iniciação científica

COMO REALIZAR INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Todos os alunos poderão concorrer a Bolsa de Iniciação Científica, a partir do primeiro ano de curso. Para tal o aluno deverá encontrar um docente que desenvolva pesquisa em sua área de interesse e que concorde em ser seu orientador. O professor receberá o edital da inscrição de algum dos programas de bolsa e poderá escolher o aluno.

Os editais são publicados em janeiro/fevereiro, as inscrições ficam abertas até o ultimo dia de março e deverão serão feitas através do Sistema Atena pelo professor responsável. Dica: Não deixe para o ultimo dia.

Requisitos para o aluno

• • Desenvolver um projeto de pesquisa junto com o professor escolhido;
  • • Abrir um Currículo Lattes na página do CNPq. Só depois de validado pelo CNPq é que o Currículo estará cadastrado;
  • • Cadastrar todos os documentos pessoais, atualizar endereço, número de telefones fixos e celulares no Serviço de Graduação.
  • • Cadastrar, junto ao Serviço de Graduação, conta corrente e código da agência de conta bancária, que deve ser do Banco do Brasil. O bolsista também deverá informar ao Serviço a que tipo de bolsa está concorrendo (Benefícios ou CNPQ).

Inscrição: Cadastro Sistema Atena

O professor deverá preencher todos os campos do Sistema Atena e incluir os documentos em PDF (o projeto de pesquisa poderá conter até 3 páginas).

Resultados

Quando sair o resultado o aluno contemplado receberá um e-mail do CNPq solicitando a validação do projeto. Após a validação, o aluno deverá imprimir o Termo de Aceitação de Bolsas no site do CNPq e entregar na secretaria da Comissão de Pesquisa.

O aluno deverá estar com o CPF, Currículo Lattes e Dados Bancários regulares e atualizados.

Relatórios

Durante a vigência da bolsa deverão ser entregues o relatório parcial e final, nos seguintes prazos:

Parcial - até 31 de janeiro

Final - até 31 de julho

O bolsista deverá redigir e entregar o relatório ao orientador para conferência. O orientador, por sua vez, enviará o relatório juntamente com o parecer sobre este para a Comissão de Pesquisa (em PDF). O relatório poderá ter até 4 MB.

SIICUSP

É obrigatório aos alunos bolsistas apresentar trabalhos no Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (o SIICUSP).

As inscrições deverão ser cadastradas no site do SIICUSP, e normalmente são abertas entre os meses de junho e agosto.  O cadastro deverá ser validado pelo orientador para estar completo. Atente-se às divulgações de datas e prazos!

PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Professores interessados podem receber alunos de ensino médio ou técnico, que atendam as necessidades do projeto e estudem em instituições públicas, para realizar iniciação científica. Para a Escola de Engenharia são indicados os alunos da Escola Técnica Industrial devido aos tipos de projetos aqui desenvolvidos.

O docente que quiser receber um destes alunos deve entrar em contato com a Direção da Escola Técnica Industrial e, em seguida, com a secretaria da Comissão de Pesquisa para fazer as inscrições no Sistema Atena.