EESC é a segunda unidade da USP que mais envia alunos para o exterior

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP busca constantemente fortalecer os processos de internacionalização. No quadro-geral de todas as unidades da USP, a Escola está em 2º lugar no envio de alunos de graduação para o exterior, sendo que em 2018, segundo o Sistema Mundus, 214 alunos foram realizar atividades em mais de 14 países, dentre os diversos programas de intercâmbio que a EESC possui.

 

 eesc globo mao2

 

Essas oportunidades são criadas por meio da constante busca por renovações e criações de novos convênios. Ao total foram lançados mais de 10 editais de intercâmbio de graduação, exclusivos da Escola, para os diversos programas nesse ano, com aproximadamente 270 vagas disponíveis.

 

Durante esse período, aproximadamente um milhão de reais em benefícios foram concedidos aos alunos de graduação da Escola, por meio de cerca de 50 bolsas internacionais de mérito acadêmico USP, gerenciadas pela Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) da Escola. Esses incentivos ajudam a concretizar a experiência, oferecendo subsídios para os alunos durante a estadia fora do Brasil.

 

As portas que se abrem para os alunos da Escola também são abertas para receber estrangeiros. Em 2018, 80 alunos intercambistas vieram estudar engenharia, o que fez da Escola a unidade que mais recebeu alunos nos campi da USP do interior, figurando em sexto lugar no quadro-geral da Universidade.

 

eesc passaporte carimbo

 

Para o Campus de São Carlos, a EESC representa quase 90 % do total de alunos USP do campus que foram enviados ao exterior em 2018, além de ter recebido 70% dos alunos que vieram para cá.

 

Além dos expressivos números na graduação, a EESC assinou mais de 11 convênios acadêmicos internacionais em 2018, envolvendo pesquisa, intercâmbio, cooperação acadêmica entre outras atividades, possuindo um total de 56 convênios acadêmicos internacionais vigentes.

 

A CCInt da EESC é atualmente composta pelos docentes Denis Vinícius Coury, atual presidente da Comissão, Marcelo Areias Trindade, Fábio Müller Guerrini e Sérgio Persival Baroncini Proença, responsáveis pela gestão acadêmica da internacionalização. Além disso também fazem parte da equipe administrativa o Analista para Assuntos Administrativos, Bruno Sevciuc, e a estagiária Thainá Ariel de Oliveira Costa.

 

[+] informação

Comissão de Cooperação Internacional da EESC
Tel.: (16) 3373-8188
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Por Assessoria de Comunicação da EESC

 

EESC para você         

Autonomia Universitária

Mais Buscados

Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.