Curso de especialização oferecido em convênio com o Paraguai tem primeiro TCC aprovado

O Curso de Especialização em Saneamento e Recursos Hídricos (Sanerh), oferecido pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP no âmbito de um convênio estabelecido com o Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai (MOPC), teve sua primeira defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizada no dia 28 de novembro.

eesc tcc

Intitulado Análisis comparativo del sector de agua potable y saneamiento del Paraguay en el contexto de América Latina y el Caribe, o trabalho do engenheiro Fabián Helguero contextualiza o setor de água potável e esgotamento sanitário de diferentes países da América Latina e Caribe, analisa os principais instrumentos de política pública existentes, além de apresentar uma análise estratégica para o contexto do Paraguai. Ele foi aprovado com nota máxima.

O professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS) e orientador de Helguero, Tadeu Malheiros, reforça a contribuição dessa especialização no aporte de conhecimento técnico e de gestão na área de saneamento. O curso, que é coordenador pelo professor do SHS, Edson Cezar Wendland, será finalizado em dezembro, e os alunos retornarão ao Paraguai para suas atividades profissionais.

"Os colegas paraguaios voltam mais maduros, preparados tecnicamente e críticos do papel central do saneamento na promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento sustentável", afirmou o professor do SHS e membro da banca desse TCC, Davi Gasparini.

eesc tcc paraguai

Secretaria do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS)

Imagem: Departamento de Hidráulica e Saneamento