Pesquisa mostra oportunidade de melhoria nos hábitos de transporte da comunidade

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, as crescentes taxas de urbanização e as limitações das políticas de transporte coletivo acarretam um aumento expressivo de veículos que circulam pelas cidades. Esse padrão é insustentável, pois causa impactos ambientais negativos, como a degradação da qualidade do ar e o aquecimento global, além de comprometer a qualidade de vida.

 

O projeto Cultura de Sustentabilidade da USP avaliou, em 2016, o quanto os alunos, docentes e servidores técnicos e administrativos da USP em São Carlos estão sensibilizados sobre essa problemática e se promovem ações efetivas para mudanças de comportamento.

 

Em relação ao uso do transporte público, 49,31% dos docentes e 42,91% dos funcionários concordaram que as pessoas devem usá-lo mesmo que seja menos conveniente (Figura 1) e 62,5% dos docentes e 58,20% dos funcionários concordaram que as pessoas devem andar de bicicleta ou a pé mesmo que seja menos conveniente (Figura 2).

 

eesc cultura sustentabilidade transportes 1

Porém, quando questionados sobre qual o meio de transporte que mais utilizam para ir à Universidade e a outros lugares, a maior parte desses dois grupos respondeu que usa o automóvel (Figura 3 e Figura 4).

 

eesc cultura sustentabilidade transportes 2 3

 

eesc cultura sustentabilidade transportes 4

Já para os alunos da graduação e da pós-graduação, é mais frequente ir a pé para USP e outros lugares.

 

A partir desses resultados, pode-se observar que ainda há um descompasso entre o discurso e a prática. Exatamente nesse sentido, a Universidade vem buscando entender os fatores associados a essa questão para que sejam desenvolvidas ações de educação, sensibilização e gestão com o intuito de contribuir para maior alinhamento com o desenvolvimento sustentável.

 

Participe você também

Neste ano, o questionário está sendo aplicado para toda a USP. A comparação das respostas de 2016 e 2018 favorecerá a implementação de um sistema de monitoramento dos impactos positivos da Política Ambiental da Universidade.

 

eesc cultura sustentabilidade 1 slide

 

Para participar, clique no link correspondente abaixo:

 

Alunos de graduação

Alunos de pós-graduação

Docentes      

Servidores técnicos e administrativos

 

O envolvimento de cada um é muito importante para construção de uma universidade comprometida com o mundo.

 

[+] informação
Núcleo de Pesquisa e Extensão em Sustentabilidade e Saneamento da EESC
Tel.: (16) 3373-8261
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Por Assessoria de Comunicação da EESC
Imagens: Divulgação e Maicom Brandão

EESC para você         

AlumniUSP

Mais Buscados

Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.