Comemorando 20 anos de existência, equipe EESC-USP AeroDesign levanta sua vigésima taça de campeã

Pelo quarto ano consecutivo, a equipe EESC-USP AeroDesign sagrou-se campeã da classe Regular na Competição SAE BRASIL AeroDesign. Essa foi a vigésima edição do torneio e ocorreu entre os dias 1º e 4 de novembro, na cidade de São José dos Campos (SP).

eesc aerodesign campeao 2018 01

O grupo de atividades extracurriculares da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP esteve presente em todas classes da competição com as aeronaves EESC-USP Alpha na classe Regular, EESC-USP Bravo na classe Micro e EESC-USP Charlie na classe Advanced. Durante a disputa, foram apresentadas defesas orais dos projetos detalhados, e cada aeronave realizou sete baterias de voo, definindo a pontuação final em cada classe.

Sob a orientação do professor do Departamento de Engenharia Aeronáutica, Marcelo Leite Ribeiro, a aeronave Alpha – além do primeiro lugar conquistado na classe Regular – obteve também uma menção honrosa de maior carga paga carregada e, além disso, a aeronave Charlie conquistou uma menção honrosa de melhor projeto na classe Advanced.

eesc aerodesign campeao 2018 01b alex magario

Essa trajetória de sucesso começou há duas décadas, quando o grupo se tornou um dos primeiros times de aerodesign do Brasil, tendo participado da primeira competição, em 1998. Hoje, ao completar 20 anos, a equipe comemora seu vigésimo título de campeã, com seis títulos da classe Regular, cinco da classe Advanced, quatro da classe Micro e cinco de competições internacionais. Acumula também 13 vice-campeonatos nas diversas categorias (confira aqui a lista completa de títulos), além de mais de 50 menções honrosas de melhor projeto, maior carga paga, maior acuracidade, melhor apresentação oral, entre outras.

Dedicação o ano todo – Para participar da competição anual, o time inicia as atividades no mês de janeiro, quando é feita a divulgação do regulamento. Então, até meados de julho, é feito o desenvolvimento dos projetos detalhados e os primeiros voos de teste com os protótipos. No final do mês, são enviados os relatórios de cada aeronave para a comissão técnica do torneio.

A partir daí, durante o mês de agosto, é feito o trabalho de construção e teste dos aviões definitivos e a preparação da defesa oral do projeto, que ocorre no primeiro dia da competição, já no mês de novembro.

eesc aerodesign campeao 2018 03 alex magario

Participaram da equipe deste ano alunos dos cursos de Engenharia Aeronáutica, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica da EESC, assim como uma integrante do curso de Bacharelado em Ciências de Computação, oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Para as próximas edições, também são bem-vindos estudantes de todos os cursos oferecidos no campus da USP em São Carlos, pois a participação em um grupo de atividades extracurriculares agrega muito à experiência pessoal do graduando, bem como expande a gama de conhecimentos da equipe.

EESC-USP AeroDesign
Página no Facebook: www.facebook.com/eesc.usp.aerodesign