Prêmio Capes de Tese 2018: EESC recebe dois prêmios e uma menção honrosa

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, no dia 1º de outubro, o resultado do Prêmio Capes de Tese Edição 2018, outorgado às melhores teses de doutorado defendidas em 2017. Neste ano, 13 dos 42 trabalhos agraciados são da USP, sendo dois da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). A Escola também figurou entre as 12 teses distinguidas com menções honrosas recebidas pela Universidade.

 

eesc premio capes 2018

 

O aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento, Lucas Tadeu Fuess, recebeu o prêmio pelo trabalho Biodigestão anaeróbia termofílica de vinhaça em sistemas combinados do tipo acidogênico-metanogênico para potencialização da recuperação de bioenergia em biorrefinarias de cana-de-açúcar de primeira geração. Ele foi orientado pelo professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento, Marcelo Zaiat, em colaboração com o professor da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Marcelo Loureiro Garcia.

 

Outro prêmio destinado à EESC veio por meio do trabalho Filmes nanoestruturados aplicados em biossensores para detecção precoce de câncer de pâncreas. Ele foi desenvolvido pelo aluno do programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, Andrey Coatrini Soares, orientado pelo professor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Osvaldo Novais de Oliveira Junior. Vale destacar que esses dois trabalhos já haviam sido premiados também no Prêmio Tese Destaque USP.

 

O prêmio consiste em diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de até 12 meses para o autor da tese; auxílio para participação em congresso nacional, para o orientador, no valor de R$ 3 mil; além de passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada, para que compareçam à cerimônia de premiação.

 

Além deles, o aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Lucas Rodrigues Borges, recebeu uma menção honrosa pela tese Redução da Dose de Radiação em Tomossíntese Mamária através de Processamento de Imagens, desenvolvida sob a orientação do professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL), Marcelo Andrade da Costa Vieira.

 

A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá no dia 13 de dezembro, em Brasília.

 

Por Assessoria de Comunicação da EESC com informações do Jornal da USP

 

EESC para você         

AlumniUSP

Mais Buscados

Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.