"I Fórum de Engenharia de Produção" discute propostas de melhoria para o curso

Uma parceria inédita entre a Comissão Coordenadora, a Secretaria Acadêmica (Pró-Produção), servidores e alunos do curso de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP possibilitou a realização do I Fórum de Engenharia de Produção, com o objetivo de discutir propostas de melhoria para o curso. O encontro aconteceu no dia 28 de agosto, no Espaço Primavera.

 

forum producao

 

O evento reuniu mais de 90 pessoas relacionadas ao curso – alunos com diferentes anos de ingresso, ex-alunos, professores do Departamento de Engenharia de Produção e de outros departamentos da EESC e também servidores técnicos e administrativos – e teve aproximadamente três horas de duração.

 

As atividades foram desenvolvidas por meio de uma metodologia que auxilia a tomada de decisão por meio de rodadas de 'brainstorming' e participação ativa de todos os presentes, intitulada Innovation Decision Mapping (IDM). Essa técnica pressupõe que os envolvidos votem democraticamente nas ideias e propostas com as quais se identificam mais.

 

Dessa maneira, o principal objetivo relacionado à melhoria do curso foi identificado como o alinhamento aos diferentes ramos do mercado, sendo que a criação de uma grade curricular flexível com ênfases foi considerada uma questão chave dessa pauta.

 

Além disso, os participantes propuseram ideias para um possível plano de ação. Aquelas que tiveram maior destaque foram: alinhamento com a Comissão Coordenadora do Curso e a Comissão de Graduação; estudo de cursos de referência; necessidade de um currículo mínimo com diferentes ênfases; criação de disciplinas para diferentes áreas; menos créditos obrigatórios e mais optativas interessantes; e extracurriculares como parte da graduação.

 

Para o atual coordenador do curso, professor Marcel Musetti, o I Fórum da Engenharia de Produção é uma oportunidade de evolução do curso: "São diferentes visões. Para uma primeira edição, é um número muito significativo de pessoas que se relacionam com o curso de Engenharia de Produção de inúmeras maneiras. É uma grande oportunidade de mudança".

 

forum producao original

 

Agora, o próximo passo será o desenvolvimento das ideias propostas e, possivelmente, a criação de um plano de ação, em uma mobilização conjunta entre alunos e professores.

 

[+] informação

Comissão Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção
Tel.: (16) 3373-9244
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Por Assessoria de Comunicação da EESC
Imagem: adaptação de Pró-Produção Secretaria Acadêmica

EESC para você         

AlumniUSP

Mais Buscados

Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.