EESC recebe professor da Inglaterra para falar sobre modelos de simulação urbana

O Departamento de Engenharia de Transportes (STT) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP receberá novamente o professor da Universidade de Manchester, na Inglaterra, Nuno Eduardo Norte Pinto, na semana de 13 a 17 de agosto. Nessa oportunidade ele ministrará algumas atividades sobre modelos de simulação urbana, as quais integram as comemorações dos 45 anos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (PPG-ET) da EESC.

simulacao urbana

Na segunda-feira, dia 13, às 14 horas, o professor visitante oferecerá a palestra Utilização de modelos em planejamento. Em seguida, às 15h30, será servido um café festivo em celebração ao aniversário do Programa. Encerrando a agenda da tarde, às 16 horas, Nuno falará sobre Introdução aos autômatos celulares.

Abertas a todos os interessados, as atividades são obrigatórias para os alunos do PPG-ET matriculados na disciplina STT5868 - Os Sistemas de Informação Geográfica e a Engenharia de Transportes, oferecida pelo professor do STT e vice-diretor da Escola, Antônio Nélson Rodrigues da Silva.

Além desses discentes, é fortemente indicado que também participem aqueles matriculados no Curso de Especialização em Infraestrutura de Transportes oferecido por meio de convênio firmado entre a EESC e o Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai (MOPC), o qual é coordenado pelo docente do STT, José Leomar Fernandes Júnior.

Sobre o palestrante

Nuno é professor em Urban Planning and Urban Design no Departamento de Planejamento e Gestão Ambiental da Universidade de Manchester, onde também desenvolve a sua pesquisa. Ele é engenheiro civil com especialização em planejamento do território e transportes pela Universidade de Coimbra, Portugal, tendo doutorado em planejamento pela Escola de Arquitetura de Barcelona da Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha. A sua pesquisa inclui o desenvolvimento e aplicação de modelos de simulação urbana usando autômatos celulares e simulação por agentes, tendo publicado artigos sobre esses temas que abordam as interações dos usos de solo e de transportes.

Departamento de Engenharia de Transportes da EESC