Recebendo um estrangeiro

 

 

Graduação

 

Os alunos de graduação podem realizar estudos na EESC em cursos regulares, através de ingresso por vestibular, transferência ou pelo Programa PEC-G. Além disso, podem cursar disciplinas isoladas através do programa de Mobilidade.


          · Admissão em cursos regulares


Para ingressar na USP em um curso de graduação completo, os estrangeiros deverão participar de processo seletivo, assim como os brasileiros.
O exame de admissão chama-se Vestibular e é organizado anualmente pela Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST), geralmente entre os meses de novembro e janeiro.

Para informações sobre os requisitos, documentos e prazos, acesse o site www.fuvest.br. Todos os exames são em português e realizados no Brasil.

 

          · Transferência

 

A transferência para a USP a partir de outras instituições de ensino superior do Brasil ou do exterior é possível mediante a existência de vagas após as matrículas regulares e após os processos de transferência interna (de uma escola da USP para outra).
O processo de admissão ocorre através de pré-seleção e prova específicas aplicadas pela Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST).

Para informações sobre as vagas, requisitos, procedimentos e prazos, acesse www.fuvest.br.

 

          · Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G)

 

O PEC-G é um programa desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores em conjunto com o Ministério da Educação com o objetivo de oferecer oportunidade de formação superior a cidadãos de países com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais (especialmente da África, América Latina e Caribe).

Inscrição: A inscrição deve ser feita junto às Missões diplomáticas brasileiras ou Repartições Consulares no país de origem. A data é definida pelo Ministério das Relações Exteriores.

 

icone botao mais

 

Portal MEC – PEC-G. 

 

CCInt

 

          · Mobilidade estudantil (instituições nacionais e estrangeiras)


Os estudantes matriculados em instituições estrangeiras podem frequentar disciplinas na USP na condição de aluno de intercâmbio de graduação por um período de um a dois semestres (desde que haja a autorização da Instituição Estrangeira o período pode ser estendido), obtendo créditos ou realizando pesquisas válidas para o currículo de sua universidade de origem. Todas as atividades da USP são em Português.

 

A documentação necessária para a inscrição de candidatos a intercâmbio na EESC é:

 

1. Ficha de inscrição
1. Uma carta de indicação do aluno, elaborada pela universidade de origem;
2. Uma carta de indicação do aluno, elaborada por um professor na instituição de origem;
3. Plano de estudos; (acesse https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/jupCursoLista?codcg=18&tipo=N, selecione o curso e escolha as disciplinas);
4. Histórico escolar da graduação emitido pela universidade de origem acompanhado de uma tradução simples para a Língua Portuguesa;
5. Cópia da folha de dados do passaporte, onde consta a validade do documento;
6. Fotografia para documento digitalizada em extensão “.jpg”, tamanho máximo 50Kb.


• Os documentos devem ser enviados em formato PDF de boa qualidade para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

icone botao mais

 

CCInt

 

Pós-Graduação

 

 Os alunos de Pós-Graduação podem realizar estudos de Especialização, MBA (lato sensu), Mestrado ou Doutorado. Também é possível ingressar em estudos através do Programa PEC-PG. 


          · Admissão em cursos regulares

 

Os interessados em cursar Especialização ou MBA (lato sensu) na EESC deverão consultar o curso de interesse aqui, e entrar em contato diretamente com a escola em questão.

Os candidatos que queiram cursar o Mestrado ou Doutorado na USP deverão entrar diretamente em contato com a seção de pós-graduação da escola que oferece o programa de interesse. A seção poderá informá-los dos documentos, requisitos e processo de seleção.

 

icone botao mais

 

Serviço de Pós-Graduação da EESC 

 

Programas de Pós-Graduação da EESC

 

CCInt

 

          · Programa de Estudante - Convênio PEC-PG

 

O PEC-PG é um programa de cooperação com países da Àfrica, Àsia, Oceania, América Latina, Oriente Médio e Caribe. Esse programa visa o aumento de qualificação de professores universitários, pesquisadores e profissionais.

 

Inscrição: O estudante estrangeiro interessado em cursar pós-graduação na USP através do PEC-PG deve entrar em contato com o Serviço de Pós-Graduação para se informar sobre os procedimentos e documentos necessários para análise de sua aceitação no Programa de Mestrado/Doutorado da Unidade de Ensino.


Para conhecer os programas oferecidos por todas as Unidades da USP, acesse aqui.

 

icone botao mais

 

Serviço de Pós-Graduação da EESC 

 

Programas de Pós-Graduação da EESC

 

CCInt 

 

PEC-PG

 

 

Pesquisa

 

 O Pós-Doutorado na USP é um programa de pesquisa, realizado nas Unidades, Órgãos de Integração e Órgãos Complementares, por portadores de título de doutor, com o objetivo de melhorar o nível de excelência científica da Universidade.

A inscrição no Programa de Pós-Doutorado da Pró-Reitoria de Pesquisa deve ser feita na Comissão de Pesquisa da Unidade em que o trabalho será desenvolvido.

 

icone botao mais

 

Pró-Reitoria de Pesquisa

 

Professor Visitante

 

A Universidade de São Paulo oferece programas de mobilidade para professores visitantes, vinculados à instituições estrangeiras.

 

Na EESC temos a vinda de Professor Estrangeiro para atividades em unidades da USP, que envolvam diretamente alunos de graduação e pós-graduação é incentivada com apoio sob a forma de diárias para o período específico dessas atividades conforme valores definidos pela Reitoria.

 

Normas e documentação exigida no formulário Ação 1 – Auxílio Complementar Docentes e Pesquisadores Visitantes .

Informações – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Os professores visitantes interessados devem contatar um docente USP.

 

icone botao mais

 

CCInt

 

 

EESC para você         

AlumniUSP

Mais Buscados

Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.