Inscrições abertas para bolsas de iniciação científica

Estão abertas, até às 12 horas do dia 23 de maio, as inscrições para três editais lançados pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP, visando à seleção de projetos para concessão de bolsas de estudo institucionais para vigência 2018/2019.

eesc facebook bolsas pib

O Programa Institucional de Bolsas para Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) tem o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissional da rede pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado, em laboratórios e grupos de pesquisa da USP.

Já o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico dos estudantes de graduação do ensino superior.

Por sua vez, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), também do CNPq, visa estimular estudantes do ensino superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação.

Os Editais estão disponíveis no Portal EESC, menu PESQUISA > Iniciação científica, e também nos links a seguir:

Edital PIBIC-EM 2018/2019;
Edital PIBIC 2018/2019 e
Edital PIBITI 2018/2019.

Consulte também a Informação PRP Nº 173/2018 que trata das inscrições para esses três Editais.

Informações importantes para PIBIC e PIBITI

Os orientadores poderão ser docentes, pós-doutorandos ou pesquisadores colaboradores da USP com título de doutor. Todos os orientadores precisam possuir identificador ORCiD USP, o qual pode ser criado ou obtido em www.usp.br/orcid.

Estarão impedidos de participar do processo de seleção orientadores e bolsistas com pendências na apresentação de relatórios, na participação do bolsista no Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP), bem como orientadores que não atenderam às solicitações para avaliação dos inscritos e de coordenação de seções e painéis no SIICUSP, quando não devidamente justificadas e aceitas pela Comissão de Pesquisa da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

Também vale destacar que agora os projetos de pesquisa podem conter até 10 páginas e, com o objetivo de facilitar todo o procedimento de submissão por parte dos orientadores, a Comissão de Pesquisa elaborou um roteiro dos principais passos necessários para a correta inclusão da inscrição no Sistema Atena. Confira a seguir.

Roteiro para a inclusão de projetos PIBIC e PIBITI no Sistema Atena

(1) Acessar o Sistema Atena via https://uspdigital.usp.br/atena/webLogin.jsp;

(2) Na caixa Acesso Restrito, acione a seguinte sequência: Programas > Iniciação > Projetos > Incluir Projeto. Insira todas as informações solicitadas e pressione o botão Inserir;

(3) O projeto está criado, porém ainda não está inscrito. Na sequência, clique duas vezes sobre título do projeto inserido a fim de preencher os demais itens de cadastro. Ou, ainda, pode-se também selecionar o projeto clicando sobre o seu título e, em seguida, pressionar o botão Alterar;

(4) Acesse todas as abas que são mostradas (Projeto, Aluno, Orientador, Fontes de Recurso, Comitê de Ética, Arquivo, Bolsa PIBI, Submissão) e, em cada uma delas, insira todas as informações solicitadas e pressione o botão Salvar. Na última aba – Submissão – deve ser então pressionado o botão Submeter o projeto para ser avaliado.

Também está disponível o Manual de Instruções para Cadastro de Projetos PIBIC e PIBITI, o qual contém informações detalhadas a fim de sanar eventuais dúvidas relacionadas ao preenchimento de cada campo que envolve a inserção de uma nova proposta.

Comissão de Pesquisa da EESC