Pesquisadores da EESC promoveram minicurso sobre simulação e controle de sistemas em tempo real

No dia 28 de março, aconteceu o minicurso Implementação de Modelos no MATLAB/Simulink com a Interface em Tempo Real da Plataforma dSPACE, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O evento foi promovido pelo Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP e pelo Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) da UFSCar.

eesc minicurso sel ufscar 000

O minicurso foi realizado pelos Laboratórios de Controle (LAC), de Fontes Alternativas e Processamento de Energia (LAFAPE) e InteGrad – todos da EESC – e foi proferido pelos pesquisadores da Escola, Rodolpho Vilela Alves Neves e Carlos Eduardo Milhor, que contaram com o suporte dos professores do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) da UFSCar, Claudionor Nascimento e Amílcar Gonçalves.

Contando com a presença de alunos de graduação dos cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica e Ciência da Computação, além de alunos de pós-graduação, docentes e pesquisadores da UFSCar e da USP, o evento teve como tema principal a aplicação da plataforma dSPACE para simulação e controle de sistemas em tempo real, com uma abordagem teórica e prática. Além disso, foi feita a divulgação das pesquisas realizadas pelo LAC, LAFAPE e dos projetos incubados no Laboratório InteGrad da EESC.

eesc minicurso sel ufscar 002

Segundo Rodolpho, o minicurso foi uma forma de introduzir a plataforma dSPACE aos participantes com o intuito de auxiliar a aplicação de técnicas de controle em problemas de engenharia de interesse prático. Ainda segundo o pesquisador, essa plataforma é uma ferramenta de rápida prototipagem, que aumentaria a eficiência de projetos de pesquisa relacionados com simulação e controle de sistemas e processos.

Professora Vilma Alves de Oliveira
Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESC

Por Assessoria de Comunicação da EESC com informações da professora Vilma Alves de Oliveira
Imagens: Divulgação