Projetos com Arduino serão a atração desta quarta no ICMC

Eles ainda estão cursando o primeiro ano da Universidade, mas já colocaram a mão na massa para criar projetos usando o famoso microprocessador Arduino. O público poderá conferir o resultado desse trabalho na próxima quarta-feira, 15 de junho, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. É quando serão apresentados os 18 projetos mais inovadores desenvolvidos pelos 58 alunos que cursaram a disciplina Introdução à Programação para Engenharias no último semestre, sob a orientação da professora Kalinka Castelo Branco.

 

eesc icmc arduino site“O desafio era levar os estudantes a desenvolverem projetos com Arduino colocando em prática conceitos de programação aprendidos em sala de aula”, explica a professora. Por se tratar de uma ferramenta aberta, livre e de baixo custo para a criação de projetos de hardware e software, o Arduino permite conectar, de forma descomplicada, o mundo da computação com dispositivos físicos que estão ao nosso alcance na vida real. “Os alunos ficaram tão motivados que agregaram vários elementos aos carros e jogos que construíram. Assim, os projetos nos surpreenderam e alcançaram um nível que, normalmente, a gente só observa nos trabalhos de quem está no final do curso”, completa Kalinka.

 

A mostra com os 18 projetos selecionados é gratuita, aberta a todos os interessados, e acontecerá no Hiperespaço Gilberto Loibel, no hall da Biblioteca Achille Bassi, das 13 às 15 horas. Os 58 alunos que participaram da iniciativa são do curso de Engenharia Mecatrônica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).



Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP


[+] informação

Seção de eventos do ICMC
Tel.: (16) 3373-9622
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

EESC para você         

Autonomia Universitária

Mais Buscados

Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.