Estágios, Bolsas e Monitorias

Estágios

Procedimentos para realizar estágios

 

Aluno, confira abaixo o passo a passo para formalizar seu estágio:

  

          · 1º) Escolha uma empresa para fazer estágio.

 

Alunos de 4º e 5º ano podem fazer estágio curricular (obrigatório), enquanto alunos dos 1º, 2º e 3º ano podem fazer estágio extracurricular.

Ao iniciar as negociações com a Instituição concedente de estágio (empresa), você deverá prever prazo mínimo de 15 (quinze) dias para formalização do convênio antes do início efetivo da atividade na instituição. Este prazo é necessário para esclarecimento de eventuais dúvidas entre as instituições e a obtenção das assinaturas em todos os documentos exigidos, tanto na EESC/USP quanto na instituição concedente de estágios.

 

Não inicie o estágio antes de concluir e entregar toda a documentação!

 

          · 2º) Verifique se a empresa escolhida tem convênio com a EESC.

 

Caso a Empresa não tenha convênio, o termo de convênio deverá ser entregue, preenchido, junto com os demais documentos do estágio.

Quando um convênio é firmado com uma empresa, ele tem validade de no mínimo 2 e no máximo 5 anos. Esse não é um documento individual para cada estagiário.

Em caso de dúvida, procure o Serviço de Estágios para verificar se a Empresa que escolheu tem convênio e se ele está vigente.

 

          · 3º) Providencie os documentos necessários

 

- Modelo de convênio (caso a empresa não tenha) – 3 vias, todas as assinaturas em original.
- Termo de compromisso – 4 vias, todas as assinaturas em original.
- Plano de estágio – 4 vias, preenchido no computador, datado, carimbado e assinado.

 

OBS: Um aluno não pode ter mais de um termo de compromisso em aberto. Portanto é necessário verificar se você deu baixa no estágio anterior, quando houver (Verifique 9º passo).

 

          · 4º) O convênio e o plano de estágio devem ser preenchidos pela própria empresa.

 

No plano de estágio irá constar a data de assinatura do convênio, o período que o aluno fará estágio (início e fim), a carga horária, o nome do orientador do aluno na empresa e o número da apólice de seguro contra acidentes pessoais (obrigatória) dentre outras informações pedidas no modelos de documento.

 

Atenção: A data início do estágio deverá ser sempre posterior a data de entrega da documentação na Seção de Estágios. Não serão aceitos documentos fora de prazo.

 

          · 5º) Encontre um orientador da EESC (do seu próprio curso) e um orientador da empresa.

 

Ambos deverão estar de acordo com o plano de estágio do aluno e deverão assina-lo. No plano de estágio, devem constar as atividades que o aluno realizará na empresa, bem como o horário que realizará o estágio. É importante observar que o aluno pode ter uma carga horária semanal de 44 horas/créditos-aula. Assim, o número de horas-aula que o aluno está matriculado no semestre, somado as horas de estágio, não poderão ultrapassar 44 horas/semanais. Os horários de estágio, não poderão coincidir com horários de aula. Deve-se também descontar as horas de almoço e percurso. A carga horária de estágio, não pode ultrapassar 6h/dia e 30 h/semana.

 

          · 6º) Entregue a documentação completa no Serviço de Estágios.

 

Os documentos podem ser entregues pelo aluno pessoalmente no Serviço de Estágios, ou enviada pelo correio, porém deve ser feito antes do aluno iniciar a atividade de estágio.

 

          · 7º) A documentação é assinada pelo Presidente da CG

 

Após conferência pelo Serviço de Estágios, a documentação é encaminhada ao Presidente da CG para ser assinada, e só então pode ser retirada pelo aluno. O prazo máximo para essa documentação estar assinada é de 10 dias.

 

          · 8º) Solicite sua matrícula na disciplina Estágio Supervisionado (alunos 4º e 5º ano)

 

Para efetuar matrícula na disciplina Estágio Supervisionado (obrigatório) os alunos devem providenciar junto ao Serviço de Estágios e Relações Institucionais (SVERI) a toda a documentação pertinente para regulamentação de estágio, e posteriormente solicitar junto ao mesmo Serviço que sua matrícula na referida disciplina seja efetivada.

 

É necessário que o aluno solicite a matrícula, ela não é feita de forma automática.

 

          · 9º) Conclusão do estágio.

 

Após o termino do estágio, o aluno deverá entregar ao Professor Orientador da EESC, o Relatório de Estágio e uma declaração de carga horária enviada pela empresa (a declaração deverá ser em papel timbrado da empresa). Ele fará a avaliação e lançará nota e frequência na disciplina, que só então será validada como "aprovada", caso todos os requisitos tenham sido cumpridos.

 

Dúvidas Frequentes

 

1) Quando posso fazer estágio?
R) O aluno deverá consultar as normas estabelecidas pelas Comissões de Coordenação de Curso (CoCs) e verificar em qual semestre é indicado o estágio no currículo de cada Curso. O Estágio deve ser planejado, realizado, acompanhado e avaliado em conformidade com o currículo, programa e calendário escolar; com as diretrizes expedidas pelo Conselho de Graduação; com as disposições da Resolução USP-4.850, de 10-8-2001 e consoante o Estatuto de Estágio definido pela Comissão de Graduação da Escola.

 

2) Quantas horas de estágio posso fazer por semana?

R) O aluno pode fazer, no máximo, 30h de estágio semanais, sendo que não poderá fazer mais que 6h de estágio por dia. Porém, as horas de estágio, somadas às horas/aula, não poderão ultrapassar 40h/semanais. Dessa forma, o aluno deverá verificar em quantas horas está matriculado e subtrair de 40 horas.
Por exemplo: horas/aula = 20 horas (que subtraída de) – 40 é igual a 20 horas/estágio (menos que 30). Portanto, o aluno poderá fazer até 20 horas de estágio por semana, sendo obrigatório descontar as horas de transporte.

 

3) Qual a duração do estágio?

R) Conforme a legislação pertinente, a duração e jornada do estágio curricular não poderão ser inferiores a um semestre letivo e nem ultrapassar dois anos. (O Termo de Compromisso, com apresentação obrigatória do Plano de Estágio, deverá ser providenciado de seis em seis meses, para controle da carga horária).

 

4) Posso fazer o “Estágio de Férias” (oferecido pelas empresas por 30 dias)?
R) Não porque a legislação não prevê esse tipo de estágio dispondo que a duração e jornada do estágio curricular não poderão ser inferiores a um semestre letivo.

 

5) Devo estar assegurado contra acidentes pessoais durante o estágio?
R) Sim, o Seguro contra Acidentes Pessoais é obrigatório por lei e deve estar mencionado no Termo de Compromisso. O seguro é por conta do aluno ou da Empresa.

 

6) O que preciso para iniciar o estágio?
R) Duas semanas antes do início do estágio, o aluno deverá entregar, na Seção de Estágios, o nome da Empresa, o nome da pessoa responsável e o número do telefone para contato, a fim de ser providenciada a documentação necessária para o início do Estágio. Se preferir, solicitar à Empresa que o responsável entre em contato com a Seção de Estágios para providenciar toda a documentação para o aluno.

 

7) Quanto tempo demora a retirada da documentação pronta na Seção de Estágios, a fim de ser levada à Empresa no qual estagiará?
R) No máximo 10 dias. A Seção de Estágios poderá encaminhar a documentação diretamente para a Empresa, desde que o aluno entregue o endereço completo da Empresa para envio da correspondência.

 

8) Há alguma implicação em fazer estágio sem a documentação?
R) Sim. Quando o Fiscal da Secretaria Regional do Trabalho for examinar a documentação pertinente, nos setores responsáveis pelo estágio, é necessário apresentar o Acordo de Cooperação (Termo de Convênio), Termo de Compromisso (Contrato de Estágio) e Apólice de Seguros de Acidentes e também comprovar que o aluno encontra-se regularmente matriculado e freqüentando efetivamente o seu Curso (Atestado de Matrícula) e exercendo atividades compatíveis e aprovadas pelo Professor Orientador da EESC-USP.

 

9) Os Termos de Convênio, Compromisso e Plano de Estágios deverão estar assinados antes do início do estágio?R) Sim. Os Termos de Convênio (3 vias), Compromisso (4 vias) e Plano de Estágios (2 via) deverão estar preenchidos, assinados (em original) e carimbados com nome e cargo da pessoa (responsável) que assinou, sendo entregues na Seção de Estágios para providências subseqüentes.

 

10) O aluno poderá entregar, na Seção de Estágios da EESC, o Termo de Convênio e depois o Termo de Compromisso?
R) Não. O aluno ou a Empresa deverá encaminhar o Termo de Convênio, o Termo de Compromisso e o Plano de Estágios devidamente preenchidos e assinados pela Empresa (com nome e cargo da pessoa que assinou), antes do início do estágio, de acordo com o citado no item 6.

 

11) Posso trazer o Plano de Estágio em branco para o Professor Orientador assinar primeiro?
R) Não. O Plano de Estágio indicará o tipo de atividade que o aluno irá realizar na Empresa. Deverão estar assinaladas três principais atividades que o estagiário desempenhará e a descrição das principais atividades, a serem realizadas pelo estagiário. Portanto, deverá vir preenchido e assinado pelo Orientador da Empresa para, depois, o aluno escolher o Orientador da Escola para assinatura. Após, o aluno deverá entregar o mencionado Plano na Seção de Estágios da EESC, juntamente com toda a documentação pertinente.

 

12) Todas as Empresas precisam firmar Convênio para oferecer estágios?
R) Sim. O Termo de Convênio é feito entre a Escola e a Empresa. O Termo de Compromisso entre o aluno e a Empresa, ficando a EESC como Interveniente. Os Termos de Convênio e de Compromisso dão proteção à Empresa com relação à fiscalização do Ministério do Trabalho.

 

13) Quem é a pessoa que assina os Termos de Convênio e de Compromisso na Empresa?
R) O profissional responsável pelo Departamento de Recursos Humanos ou o Diretor da Empresa.

 

14) Quem é a pessoa que assina o Plano de Estágio na Empresa?
R) O Orientador de Estágio indicado no Termo de Compromisso.

 

15) Quem assina os Termos de Convênio e de Compromisso na EESC-USP?
R) O Presidente da Comissão de Graduação, após a aprovação do Orientador escolhido pelo aluno.

 

16) Quem assina o Plano de Estágio na EESC-USP?
R) O Professor escolhido pelo aluno para ser o seu Orientador de Estágio.

 

17) Todos os Estágios obrigatórios ou não devem ter documentação?
R) Sim, todos os estágios devem ter Termo de Convênio, Termo de Compromisso e Plano de Estágio, mesmo não sendo obrigatórios ou que o aluno não utilize como estágio.

 

18) Já realizei meu estágio curricular e desejo fazer outro. É necessário providenciar toda a documentação novamente?
R) Sim. O estagiário não poderá ficar na Empresa sem a documentação necessária para o estágio, mesmo sendo Estágio Extracurricular.

 

19) Como receber orientação quanto ao estágio na Empresa?
R) Todo aluno estagiário deverá estar sempre em contato com o seu Professor Orientador para receber orientação quanto às dúvidas e à elaboração do Relatório de Estágio.

 

20) Posso usar a Bolsa de Iniciação Científica como Estágio?
R) Depende, apenas nos casos em que a Comissão de Coordenação de Curso (CoC) tenha definido essa possibilidade e, necessariamente, sempre nos termos por ela estabelecidos.

 

21) Posso fazer estágio nas dependências da Universidade?
R) Sim. Poderá fazer estágio em laboratórios da EESC e outras Unidades da USP, sempre providenciando a documentação necessária, a qual compõe-se do Termo de Compromisso e do Plano de Estágios, não sendo necessário o Termo de Convênio.

 

22) Posso prorrogar meu estágio?
R) Sim. O aluno deverá trazer o termo Aditivo de Prorrogação, informando a carga horária, juntamente com o novo Plano de Estágio, este obrigatório. A carga horária não poderá ultrapassar o total citado no item 2.

 

23) Quero rescindir o meu Termo de Compromisso de Estágio, o que devo fazer?
R) O aluno deverá escrever uma carta endereçada à Empresa em que está realizando o estágio, com 5 (cinco) dias de antecedência. Após solicitar um “de acordo” da Empresa na carta de rescisão, enviar uma cópia para a Seção de Estágios da EESC-USP, no prazo máximo de duas semanas.

 

24) Se eu fizer estágio fora da grade curricular, poderá ser aceito como estágio obrigatório?
R) Não. O estágio realizado fora do período normal é considerado extracurricular.

 

25) Quando o aluno colar grau poderá continuar fazendo estágio?
R) Não. Após a colação de grau o aluno perde o vínculo com a USP e o Termo de Compromisso não tem mais validade.

 

26) O que devo entregar ao Professor Orientador após o término do Estágio?
R) O aluno deverá entregar o Relatório de Estágio elaborado juntamente com o Professor Orientador e uma Declaração de carga horária enviada pela Empresa (a declaração deverá ser em papel timbrado da Empresa).

 

 

 

 

Bolsas e Monitorias

Ciências sem Fronteiras

Descrição: programa de intercâmbio financiado pelo Governo Federal.
Valor e duração:Varia de acordo com o país (12 meses).
Informações: Cooperação Internacional, com Marta ou Bruno. Telefone: (16) 3373-8188. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Mérito Acadêmico

Descrição: proporcionar formação e experiência acadêmica internacional por intermédio da realização de cursos ou programas de pesquisa em instituições estrangeiras.
Valor e duração: Varia de acordo com o país (seis meses).
Informações: Cooperação Internacional, com Marta ou Bruno. Telefone: (16) 3373-8188. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

BRAFITEC

Descrição: apoiar a cooperação bilateral entre o Brasil e a França por meio de parcerias universitárias nas especialidades das engenharias através de intercâmbio.

Valor e duração: De acordo com valor a ser calculado pela Capes (12 meses).
Informações: Cooperação Internacional, com Marta ou Bruno. Telefone: (16) 3373-8188. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Duplo Diploma

Descrição: modalidade de intercâmbio que permite ao aluno cumprir parte de suas disciplinas em uma instituição estrangeira, tendo ao final do curso o diploma das duas instituições envolvidas.
Valor e duração: Dependerá de agências de fomento do país de destino (dois anos). 

Informações: Cooperação Internacional, com Marta ou Bruno. Telefone: (16) 3373-8188. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Bolsa de Mobilidade Internacional Santander Universidade

Descrição: possibilitar aos alunos de graduação, regularmente matriculados, cursar disciplinas de graduação em instituições estrangeiras de ensino superior.
Valor e duração: Isenção de taxas (seis meses).
Informações: Cooperação Internacional, com Marta ou Bruno. Telefone: (16) 3373-8188. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica

Descrição: Programa de Iniciação Científica (PIC) - compreende as bolsas PIBIC, Institucional e Santander - e Programa de Iniciação Tecnológica (PIBITI).
Valor e duração: R$400,00 (um ano).
Informações: Secretaria da Comissão de Pesquisa, com Ruth. Telefone: (16) 3373-9251. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Bolsa de Monitoria

Descrição: alunos de graduação podem se tornar monitores de uma disciplina. Indicações serão feitas pelos professores orientadores.
Valor e duração: A contratar.
Informações: Seção de Apoio Institucional, com Jordana ou Ruth. Telefones: (16) 3373-9251 ou 3373-9244. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Aprender com Cultura e Extensão

Descrição: o programa busca ações de cultura e extensão, apoiando alunos no desenvolvimento de atividades temáticas voltadas para os desafios das realidades intra e extrauniversidade. 
Valor: R$400,00.
Informações: Serviço de Estágios e Relações Institucionais, com Nilza. Telefone: (16) 3373-9248. E-mail: cO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Programa de Tutoria Científico-Acadêmica

Descrição: destina-se a alunos ingressantes na graduação visando adaptá-los ao ambiente de pesquisa.
Valor e duração: R$ 400,00 (10 meses e não renovável).
Informações: Assistência Técnica Acadêmica, com Silvana Flores. Telefone: (16) 3373-9154. E-mail: aO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ensinar com Pesquisa

Descrição: a bolsa apoia projetos de pesquisa voltados ao ensino e à aprendizagem nos cursos de graduação.
Valor e duração: R$ 400,00 (12 meses).
Informações: Assistência Técnica Acadêmica, com Silvana Flores. Telefone: (16) 3373-9154. E-mail: aO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG)

Descrição: permite a alunos de graduação o aperfeiçoamento de estudos em uma área de conhecimento de maior interesse, por meio do desenvolvimento de atividades supervisionadas de ensino.
Valor e duração: R$ 400,00 (cinco meses).
Informações: Assistência Técnica Acadêmica, com Silvana Flores. Telefone: (16) 3373-9154. E-mail: aO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Bolsa Pró-Aluno

Descrição: possibilita o contato dos alunos com a tecnologia da informação, de forma a complementar sua formação e melhor prepará-los para o mercado de trabalho.
Valor e duração: R$ 545,00 (de seis a 18 meses).
Informações: Seção Técnica de Informática, com Roberto Ragonesi. Telefone: (16) 3373-9268. Site: www.usp.br/proaluno.

  

 

 

 

icon.contato barraServiço de Estágios e Relações Institucionais

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

tel.: (16) 3373-8198

  

EESC para você         

AlumniUSP

Mais Buscados

Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.