eesc foto edmilson luchesi

"Nesta casa se procura a verdade científica e a técnica de adaptação das energias da natureza a serviço da humanidade".

Prof. Theodoreto de Arruda Souto,

primeiro diretor da EESC

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) é uma das unidades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade de São Paulo (USP), instituição pública e de padrão mundial, que hoje integra um grupo seleto reconhecido por diferentes rankings internacionais (veja alguns). Contribuindo significativamente para consecução dessa excelência, a EESC foi implantada em São Carlos, na segunda metade do século XX, e alavancou o desenvolvimento tecnológico e educacional da cidade, que hoje é conhecida como A Capital da Tecnologia. Sua evolução e desdobramento resultaram na criação das demais unidades que compõem o câmpus universitário local (IAU, ICMC, IFSC e IQSC).

Através de seus 10 cursos de graduação (Aeronáutica, Ambiental, Civil, de Computação, Elétrica/Eletrônica, Elétrica/Sistemas de Energia e Automação, Materiais e Manufatura, Mecânica, Mecatrônica, Produção), forma engenheiros altamente qualificados para atender às demandas do mercado de trabalho ou seguir carreira acadêmica. Durante a Graduação, o aluno tem a possibilidade de se envolver com o mundo da pesquisa, através de projetos integrados, atividades extra curriculares ou no contato com 10 Programas de Pós-Graduação (Hidráulica e Saneamento, Elétrica, Mecânica, Transportes, Geotecnia, Estruturas, Produção, Ciências da Engenharia Ambiental, Ciência e Engenharia de Materiais e Bioengenharia), um deles oferecido em parceria com outras unidades. Esses programas, todos com níveis de mestrado e doutorado, objetivam a formação de docentes, pesquisadores e profissionais especializados e possibilitam uma valiosa interface com a graduação. São mais de 70 grupos temáticos trabalhando diretamente com pesquisa, distribuídos em nove Departamentos.

A EESC é referência nacional na área de Engenharia e tem contribuído para o desenvolvimento da sociedade brasileira, com aplicação e difusão dos conhecimentos científicos, culturais e tecnológicos. Também atenta aos novos paradigmas globais, tem estabelecido ações de internacionalização, com a realização de convênios com instituições estrangeiras  e a implementação de programas de mobilidade.

Sua infraestrutura é composta por laboratórios, salas de aula, biblioteca, centros de informática, prédios administrativos e centros de apoio que totalizam mais de 71 mil metros quadrados de área construída.

icone botao mais

Sobre a USP