EESC para você - Vestibulando

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) é uma instituição pública de ensino superior da Universidade de São Paulo (USP). Oferece gratuitamente 10 cursos de graduação, com processo de seleção (vestibular) anual, realizado pela FUVEST, juntamente com os demais cursos da Universidade. Confira a seguir outras informações detalhadas.

Relação Candidato/Vaga

Carreira

Relação Candidato/Vaga

Nota de Corte

Engenharia Aeronáutica

26,3

Engenharia (Mecânica / Produção / Mecatrônica)

Engenharia Elétrica e de Computação

Engenharia Ambiental

Engenharia de Materiais e Manufatura

Visitas à EESC

As visitas monitoradas fazem parte do Programa "A Universidade e as Profissões", da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo, e têm o objetivo de fornecer informações  que possam contribuir com o estudante durante o processo de escolha da carreira profissional. As inscrições são limitadas e podem ser feitas individualmente, por escola ou grupos.

icone botao mais

Saiba sobre as inscrições para visitas monitoradas

Feira das Profissões

Com o objetivo de auxiliar os vestibulandos, a USP promove anualmente duas Feira das Profissões (Fepusp), sendo que uma acontece na Cidade Universitária (capital) e a outra nos Câmpus do interior, em esquema de rodízio (Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos).

Em visita aos estandes, os alunos podem conhecer mais de perto os cursos de graduação oferecidos pelas unidades e também tirar dúvidas a respeito das profissões, do mercado de trabalho e do vestibular.

Fepusp Capital

Fepusp Interior

Apoio ao Novo Aluno

Durante o período de formação, seja na graduação ou pós-graduação, o aluno da EESC pode contar com uma série de serviços que visam dar suporte as suas atividades acadêmicas.

Alimentação

O aluno pode se alimentar diariamente em um dos três refeitórios do Restaurante Universitário (câmpus 1, câmpus 2 e CRHEA), com opções (self-service) de pratos quentes, saladas, guarnições, acompanhamento, suco e sobremesa.  [+]

Saúde

A Unidade Básica de Assistência à Saúde (UBAS) do Campus da USP em São Carlos oferece ao aluno atendimento médico e odontológico gratuito. O aluno também tem disponível o atendimento psicológico, vinculado ao Serviço de Promoção Social. [+]

Bibliotecas

Além da Biblioteca da EESC, o aluno também pode realizar empréstimos de livros nas demais bibiliotecas do câmpus e da Universidade. [+]

Bolsas de Apoio

O aluno, especialmente aquele que possui situação socioeconômica desfavorável, pode contar com a ajuda de programas de apoio estudantil para sua permanência na Universidade e/ou permitir o incremento dos estudos. [+]

Centro Acadêmico

O Centro Acadêmico "Armando de Salles Oliveira" (CAASO) é a entidade representativa dos estudantes e oferece atividades culturais, como shows, exposições, oficinas e cursos. [+]

Creche

A Creche e Pré-Escola do Campus atende a filhos de professores, funcionários e alunos, com idade entre 4 meses a 6 anos. [+]

Esportes e Atividade Física

O Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (CEFER) do Câmpus oferece aos alunos atividades oferecidas e uma infraestrutura composta por quadras, campo de futebol, piscina, academia e ginásio poliesportivo.   [+]

Moradia

O Câmpus dispõe de cinco blocos de alojamento, totalizando 192 vagas. A seleção dos interessados é feita por uma comissão, levando em conta a situação sócio-econômica do aluno de graduação. [+]

Ônibus

Durante o período letivo, os alunos têm à disposição, sem custo, linhas de ônibus que fazem a conexão entre os câmpus 1 e 2 de São Carlos. [+]

Sala Pró-aluno

O objetivo principal desse espaço é disponibilizar aos alunos de graduação recursos de  informática para o desenvolvimento de seus trabalhos acadêmicos.  [+]

Programas de Inclusão - Inclusp e Pasusp

PASUSP

O PASUSP, Programa de Avaliação Seriada da USP, foi criado com o propósito de ampliar a presença da USP nas escolas públicas paulistas, de modo que seus alunos passem a considerar a continuidade dos estudos em uma universidade pública, gratuita e de excelência como um possível projeto de vida. Ao mesmo tempo, visa ampliar as chances de acesso destes alunos à Universidade. Alunos que participam do PASUSP no 2º e 3º anos podem obter até 15% de bônus no vestibular, dependendo da pontuação alcançada na prova da FUVEST.

PASUSP

INCLUSP

O INCLUSP, Programa de Inclusão Social da USP, foi criado para incentivar a participação de alunos de escolas públicas no vestibular, potencializar as chances de ingresso desses candidatos por meio de bônus qualificado e propiciar a permanência dos aprovados no vestibular que tenham desvantagens socioeconômicas, com bolsas de iniciação científica e auxílios específicos (moradia, creche, alimentação, saúde e vale-livros) durante a graduação.

INCLUSP

Pré-Iniciação Científica

O Programa de Pré-Iniciação Científica da USP é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa - USP que visa apoiar projetos de pesquisa que possibilitem despertar e incentivar o interesse de alunos na rede pública de ensino mediante o acompanhamento de atividades e convivência com os procedimentos e as metodologias adotadas em pesquisa científica.

Pró Reitoria de Pesquisa