Excelência: Nove cursos da EESC recebem cinco estrelas no Guia do Estudante

Nove dos 10 cursos de graduação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP receberam a classificação máxima de cinco estrelas ­– excelente – na última avaliação feita pelo Guia do Estudante Profissões Vestibular 2016, da Editora Abril. A publicação é considerada uma das mais importantes fontes de pesquisa de instituições de ensino superior do Brasil e de avaliação de cursos de bacharelado e licenciatura usadas por vestibulandos.

selo cinco estrelas eesc 2015Os cursos são classificados com a concessão de estrelas, sendo três equivalentes ao conceito bom, quatro a muito bom e cinco a excelente. A avaliação é feita por meio de uma pesquisa de opinião com professores e coordenadores de curso sobre temas relativos ao corpo docente, produção científica e instalações físicas, entre outros fatores.

Foram classificados com cinco estrelas os cursos* de Engenharia Aeronáutica, Ambiental, Civil, Mecânica, Mecatrônica, de Produção, Elétrica e de Computação, este último oferecido conjuntamente com Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP. Apenas o curso de Engenharia de Materiais e Manufatura não foi avaliado, pois sua primeira turma, formada no final de 2014, ainda não completou um ano de conclusão, uma condição necessária para participar do ranking.

Para o diretor da Escola, Paulo Sergio Varoto, a publicação reconhece a dedicação de todo o corpo docente e dos servidores técnicos e administrativos da EESC, bem como as contínuas melhorias nas estruturas curriculares e na infraestrutura dos departamentos e laboratórios. “Há mais de seis décadas nossa Escola preza pela qualidade do ensino de graduação dos nossos alunos, a fim de formar lideranças nas mais diversas modalidades da engenharia contemporânea, atendendo também às demandas do mercado profissional, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do País" , destacou o diretor.

A publicação estará nas bancas a partir de 9 de outubro.

*O curso de Engenharia Mecatrônica está listado no guia com o nome Engenharia de Controle e Automação e o de Engenharia Ambiental com o título Engenharia Ambiental e Sanitária. O curso de Engenharia Elétrica contempla as duas ênfases.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC