Comportamento ortotrópico de chapas metálicas é tema de palestra no SET

O Departamento de Engenharia de Estruturas (SET) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP irá receber nesta sexta-feira, dia 12, a professora do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra, Marta Cristina Cardoso de Oliveira, a qual ministrará uma palestra sobre o comportamento ortotrópico de chapas metálicas.

O encontro abordará a identificação de parâmetros e casos de estudo na modelação desse fenômeno, incluindo a assimetria entre tensão-compressão, e ocorrerá às 10 horas, no auditório do SET. Não é necessário fazer inscrição para participar.

Resumo

A importância dos metais e ligas metálicas com uma estrutura cristalina do tipo hexagonal compacta tem crescido na indústria, uma vez que apresentam baixa densidade e elevada resistência. No entanto, esses materiais apresentam um comportamento distinto quando submetidos à tração e à compressão, o que tem dificultado a modelação do seu comportamento anisotrópico. Em 2006, outros pesquisadores propuseram um critério de plasticidade – o CPB2006 – que permite descrever esse comportamento. A sua aplicação às chapas metálicas é analisada com alguns casos de estudo, incluindo a estratégia adotada para a identificação de parâmetros.

Secretária do SET