Relação de Releases

EESC-USP realizou matrícula dos aprovados nas três primeiras chamadas da FUVEST 2015

Com apenas 17 anos, Tiago Tessaroli vivenciou um dia de grande emoção na última quarta-feira, dia 11, ao matricular-se no curso de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP). A vaga foi conquistada logo após a conclusão do ensino médio e, mesmo tendo recebido chamadas de outras universidades, o calouro chegou convicto em cursar a graduação na EESC-USP. “Após pesquisar muito, vi que a Escola oferece mais oportunidades de atividades extracurriculares, o que me agradou bastante. Além disso, é referência entre as escolas de engenharia do país”, ressaltou o estudante.

 

As matrículas continuaram no dia12 de fevereiro e incluíram os aprovados nas primeiras três chamadas do vestibular FUVEST 2015 para os dez cursos de graduação oferecidos pela Unidade. Os ingressantes foram recebidos no Ginásio de Esportes do Centro de Educação Física, Esportes e Recreação, na Área 1 do campus da USP em São Carlos.

 

Além de Tessaroli, nos dois primeiros dias 447 calouros garantiram sua matrícula, isto representa cerca de 90 por cento das 490 vagas oferecidas anualmente nos cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica com ênfase em Eletrônica, Elétrica com ênfase em Sistemas de Energia e Automação, de Produção, Aeronáutica, Ambiental, de Materiais e Manufatura, Mecatrônica e Engenharia de Computação, sendo este último oferecido em conjunto com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP (ICMC-USP). As vagas restantes serão oferecidas para os convocados da quarta chamada.

Compartilhando os momentos de alegria, muitos pais e familiares acompanharam os calouros nos dois dias para ajudá-los nesta importante etapa e conhecer mais sobre a Universidade e São Carlos, já que muitos calouros vêm de outras cidades. A maioria dos matriculados é proveniente do interior do Estado de São Paulo, porém muitos ingressantes vieram de outros estados e capitais do país e, mesmo com as grandes distâncias, escolheram a EESC-USP para estudar.

Já na entrada do ginásio os ingressantes deram o primeiro passo sozinhos na Universidade: preencheram a ficha de matrícula com os dados pessoais, anexando as cópias dos documentos exigidos, e efetivaram a matrícula. A mãe Lilian Cunha Luiz Cardoso veio de Goiânia com filho Ricardo Luiz Cardoso Menezes, ingressante do curso de Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, para prestigiar e acompanhar a nova fase que se inicia. “Estou muito orgulhosa, será um crescimento muito grande e um aprendizado de tudo aquilo que a gente tenta ensinar em casa mas não consegue, pois só se aprende vivenciando. Para mim, como mãe, será uma adaptação também por causa da distância, mas acredito que tudo dará certo”, disse emocionada.

Os novos alunos também tiveram a oportunidade de conversar com os professores e coordenadores de cada curso para um bate-papo sobre as aulas, disciplinas, estrutura curricular e mercado de trabalho. Além disso, funcionários e colaboradores da Escola também apresentaram os programas, serviços e órgãos institucionais da Unidade e da USP: EESC Sustentável e USP Recicla, Comissão de Cooperação Internacional (CCint), EESC ComVida, Assessoria de Comunicação, Serviço Social, além de representantes da gestão atual do Alojamento.

No lado externo do ginásio, os calouros foram recepcionados por seus veteranos nas tendas montadas pelas secretarias acadêmicas dos cursos e do Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (CAASO). Das atividades extracurriculares da Escola foram expostos o carro ‘off-road’ EESC USP Baja SAE e o carro EESC USP Formula SAE, cujas equipes estavam presentes para convidarem os calouros a participar, além de apresentarem mais informações sobre os protótipos e as competições. No Salão de Eventos a equipe Warthog Robotics também apresentou seus trabalhos.

Semana de Recepção

Para a "XVII Semana de Recepção aos Calouros 2015", que ocorre de 23 a 27 de fevereiro com o mote "Feliz Veterano Novo", a Escola organizou uma programação especial com atividades destinadas aos estudantes e também aos familiares que os estiverem acompanhando.

O evento terá início com a abertura unificada, que começará às 8 horas, no Ginásio de Esportes e contará com a palavra do pró-reitor de graduação da USP, Antonio Carlos Hernandes, do diretor da Escola, Geraldo Roberto Martins da Costa, e dos demais diretores, presidentes das comissões de graduação e coordenadores de cursos das unidades do campus da USP em São Carlos.

Logo após os alunos serão convidados para participarem de atividades específicas de cada curso, junto com as secretarias acadêmicas. Enquanto isso, os pais e acompanhantes serão recebidos por docentes da EESC-USP em um café da manhã no Espaço Primavera, localizado no térreo do Bloco E-1, e às 10 horas poderão participar de um bate-papo para integrá-los mais à vida acadêmica na EESC e esclarecer suas dúvidas. Além disso, às 14 horas será realizada uma visita monitorada às áreas 1 e 2 do Campus. É importante destacar que para participar desses eventos é necessário acessar o hotsite calouros.eesc.usp.br e confirmar presença.

Outros destaques da semana são as palestras: "A importância da prática da boa ética na vida profissional" com o professor Carlos Goldenberg, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação, e "Formação na EESC e Perspectiva Profissional", ministrada por Lucas Fonseca, ex-aluno do curso de Engenharia Mecatrônica e participante da missão Rosetta, que pousou uma sonda espacial em um cometa. Ambos os eventos ocorrerão no Anfiteatro Jorge Caron, no dia 24, a partir das 8h30.

As demais atividades programadas da semana de recepção podem ser conferidas no hotsite que também disponibiliza informações e sobre a cidade, o Campus e a vida acadêmica, além de mapas e telefones úteis, para auxiliar na adaptação e familiarização dos novos estudantes à Universidade.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC
Fotos: Keite Marques

 

-----------------------------------------------------------------------------------

Fotos para download:

http://www.eesc.usp.br/portaleesc/images/noticias/2015/matricula/eesc_matricula_fuvest_2015_18.JPG
Legenda: "Esforço recompensado: os calouros da EESC foram recebidos para matrícula no ginásio de esportes do Campus."

http://www.eesc.usp.br/portaleesc/images/noticias/2015/matricula/eesc_matricula_fuvest_2015_13.JPG
Legenda: "Docentes e coordenadores dos cursos de engenharia deram as boas-vindas e esclareceram as dúvidas dos novos alunos."

-----------------------------------------------------------------------------------

EESC para você         

AlumniUSP

Mais Buscados

Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.