Engenharia de Produção

Apresentação

O curso de Engenharia de Produção da EESC, criado em 1972, é um dos pioneiros no Brasil.

O ingresso é realizado por meio de exame vestibular da FUVEST, oferece 50 vagas, integral, com duração de 5 anos. A Engenharia de Produção é um curso que privilegia competências associadas à gestão de ambientes produtivos, portanto, é procurada por quem busca uma formação integrada entre as áreas de ciências exatas e humanas.

A proposta pedagógica e algumas condicionantes de nosso curso (interação com o corpo docente, estrutura curricular, mobilização discente, infraestrutura física, entre outras) proporcionam aos nossos alunos a possibilidade de incrementarem suas formações e gerarem um diferencial, muito reconhecido pelo mercado, envolvendo participação em atividades de ensino (ex: monitorias); projetos de pesquisa (ex: bolsas de iniciação científica); de extensão (ex: EESCJr.); estágios supervisionados; trabalhos de conclusão de curso aplicados, antecipação de disciplinas de pós-graduação (mestrado), realização de estudos especiais; participação em convênios de intercâmbio com instituições estrangeiras.

Disciplinas

Nos dois primeiros anos, o aluno obtém uma formação básica comum às engenharias, com destaque especial para os conhecimentos em Matemática e Física. Durante este período, o aluno desenvolve os alicerces para o raciocínio lógico, a habilidade na utilização da linguagem matemática e a capacidade de solução de problemas, diferenciais importantes para o profissional de engenharia. Paralelamente, o aluno entra em contato com o exercício de sua futura profissão por meio da: introdução à Engenharia de Produção , problemas típicos da área e visitas técnicas. O segundo e terceiro anos trabalham os conteúdos relacionados à base tecnológica do Engenheiro de Produção, cuja principal ênfase em nosso curso é a metal mecânica.

Nos dois últimos anos, o discente completa o desenvolvimento das habilidades necessárias para a atuação profissional na Engenharia de Produção por meio de um processo de aprendizagem teórico-prático nas áreas de Engenharia de Operações, Logística e Processos da Produção; Pesquisa Operacional; Engenharia da Qualidade; Engenharia do Produto e do Trabalho; Engenharia Organizacional; Engenharia Econômica; Engenharia da Sustentabilidade e destacando-se o Trabalho de Conclusão de Curso.

Extracurricular

O curso de Engenharia de Produção apoia e incentiva a realização de atividades extracurriculares como meio efetivo de incrementar a formação de seus alunos.

As várias formas de comunicação, a agilidade na resolução de problemas técnicos/científicos e administrativos, o empreendedorismo e a criatividade são alguns bons exemplos de características desenvolvidas pelo corpo discente ao participarem de atividades extracurriculares, tais como:

• Iniciação Científica

• Bolsa Trabalho

• Pró-Produção

• Competições e Prêmios Acadêmicos

• Empresa Júnior

• Experiência Internacional

• Organização de Eventos

• Congressos Acadêmicos

• Visitas técnicas a empresas

• Projetos de cultura e extensão

• Centro Acadêmico

O profissional

Compete ao Engenheiro de Produção realizar o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados tanto de bens como de serviços, envolvendo pessoas, materiais, tecnologias e informações. Esse profissional também analisa as implicações destes sistemas com a sociedade e o meio ambiente, buscando uma visão holística de todo o processo. Sua formação especifica em áreas como: gestão integrada, técnicas e sistemas de apoio a tomada de decisão, métodos de melhoria e mensuração da eficácia e da eficiência dos sistemas produtivos, permite sua atuação numa ampla gama de atividades em organizações de diferentes naturezas responsáveis por todo o ciclo de vida de um produto ou serviço. Dessa forma, pode-se inferir que o Engenheiro de Produção possui um dos mais amplos mercados para atuação profissional.

O Engenheiro de Produção possui uma formação que lhe permite atuar numa ampla gama de setores industriais, organizações e empresas, tais como:

• Indústrias de manufatura, no sentido mais amplo do termo, de bens de capital até bens de consumo, do avião à caixa de fósforos, do agronegócio à microeletrônica, da extração de minérios à cooperativa de artesanato, da automotiva à construção civil;

• Organizações e empresas de serviços das mais diferentes naturezas: consultorias, instituições financeiras, órgãos da administração pública, ONGs, hospitais, operadores logísticos, empresas de transportes de cargas e passageiros, de informação e comunicação, universidades etc.

O valor do Engenheiro de Produção tem sido reconhecido pelo mercado de trabalho e sua visão sistêmica e integradora que perpassa as áreas de estratégia, operação, planejamento, financeira e de mercado, permite que novos campos e funcionalidades de atuação lhe sejam abertos, proporcionando uma empregabilidade sustentável. Destaca-se ainda a possibilidade empreendedora para esse perfil profissional, que vem sendo uma opção crescente nos últimos anos.

icone botao mais

Homepage do curso