Engenharia Aeronáutica

Apresentação

O curso de Engenharia Aeronáutica da EESC-USP tem como foco principal formar profissionais no projeto e desenvolvimento de aeronaves. O Brasil é dos poucos países que tem a capacitação de executar todas as fases do desenvolvimento de uma aeronave e, portanto, o egresso desse curso estará apto a colaborar na manutenção dessa capacitação. O projeto pedagógico do curso em Engenharia Aeronáutica segue um conjunto de atividades baseadas em diretrizes, para que o egresso possua o perfil desejado. Tais diretrizes são as seguintes: embasamento de ciência clássica e educação geral, aprender a aprender, trabalhar em equipe, enfrentar problemas abertos, multi-diciplinalidade e consciência ambiental e ética. A grade curricular de cinco anos é dividida em básico, profissional geral e específico. Os laboratórios didáticos de aerodinâmica experimental, aeroelasticidade, aerodinâmica computacional, elementos finitos, manutenção e projeto de aeronaves, estão entre os mais avançados proporcionando ao aluno desenvolver atividades práticas de alto nível.

Disciplinas

O ciclo básico é composto de disciplinas de matemática, física, química, ciências dos materiais e computação, porem o aluno já tem contato com fundamentos da engenharia aeronáutica. O ciclo geral e especifico é composto pelas seguintes disciplinas: Aerodinâmica onde são estudados os conceitos e teorias para o projeto aerodinâmico de aerofólios, asas e fuselagens, num elenco de 5 disciplinas que incluem aerodinâmica computacional e experimental. Estruturas aeronáuticas onde são estudados conceitos e teorias para o projeto estrutural de componentes, asas e fuselagens metálicas e de materiais compósitos. Em dinâmica de vôo, sistemas de controle e aviônica são estudados o comportamento em vôo de aeronaves e como controlá-las para um vôo seguro e estável. Em manutenção são ensinados os procedimentos de manutenção de aeronaves e em homologação são estudados os requisitos para a construção e operação de uma aeronave. O curso fecha com projeto de aeronaves onde os alunos devem desenvolver o projeto conceitual e preliminar de uma aeronave cuja especificação é dada no inicio do ano.

Extracurricular

As atividades extracurriculares são altamente incentivadas e apoiadas. O curso de engenharia Aeronáutica é o que reúne mais grupos dessas atividades. Algumas atividades envolvem competições nacionais e internacionais e exigem a formação continua de equipes, como a competição SAE Aerodesign. A equipe EESC Aerodesign tem participado com enorme sucesso das competições tanto nacionais quanto internacionais sendo tricampeã nacional e tricampeã mundial obtendo também vários prêmios de melhor projeto, melhor equipe e projeto inovador. Outra atividade permanente é a semana de engenharia Aeronáutica. Outros grupos são: UAV aeronaves não tripuladas, HPA aeronave a propulsão humana, GMA grupo de manutenção de aeronaves e grupo do Projeto ALFA.

O profissional

O engenheiro Aeronáutico atua no projeto e desenvolvimento exclusivo de um veículo muito especial: uma aeronave. Todo veículo que execute operações em vôo desde balões e dirigíveis a aviões, helicópteros e foguetes são aeronaves. O engenheiro Aeronáutico pode atuar em diversas áreas do conhecimento aeronáutico: aerodinâmica, estruturas, mecânica do vôo, materiais especiais, sistemas de controle, aviônica, propulsão, requisitos e certificação. Todas essas áreas são focadas no projeto, construção e homologação de aeronaves. Poderá atuar na manutenção, operação, reparos e modificações de frotas de aviões. Poderá trabalhar na indústria aeronáutica e nas empresas de transporte aéreo. Este profissional poderá também atuar no desenvolvimento científico e tecnológico em Empresas e Universidades Brasileiras.

icone botao mais

Homepage do curso