EESC sedia 2º Seminário Internacional de Protozoários Patogênicos

Será realizado nos dias 11 e 12 de dezembro o 2º Seminário Internacional - Protozoários Patogênicos (Giardia spp. e Cryptosporidium spp.): Remoção e Desafios Analíticos em Amostras Ambientais, organizado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

 

Pela UNICAMP colaboram a professora Regina Maura Bueno Franco, do Departamento de Biologia Animal, do Instituto de Biologia, e o professor José Roberto Guimarães, do Departamento de Saneamento e Ambiente, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Já pela EESC atuam na organização os professores Luiz Antonio Daniel e Lyda Patricia Sabogal Paz, ambos do Departamento de Hidráulica e Saneamento.

 

Os relatos de transmissão de doenças de veiculação hídrica relacionados ao abastecimento de água para consumo humano, inclusive em países desenvolvidos, têm sido registrados, com especial atenção à detecção e ao controle dos protozoários Cryptosporidium spp. e Giardia spp. A principal fonte de contaminação dos recursos hídricos por esses patógenos é o descarte de esgoto doméstico (tratado ou não) nos corpos de água que comumente são utilizados como mananciais.

 

Apesar dos esforços empenhados para tratar o esgoto, as técnicas disponíveis não removem todos os parasitos presentes. Mesmo com os avanços alcançados no meio acadêmico brasileiro em relação à presença de patógenos na água, ainda existem muitas incertezas relacionadas aos métodos analíticos utilizados e às tecnologias aplicáveis. A importante etapa de desinfecção, a disposição dos resíduos gerados nos tratamentos e o conhecimento das espécies e seu potencial de infecção precisam ser avaliados, visando gerar conhecimentos que apoiem o estabelecimento de tecnologias de tratamento.

 

Nesse contexto, surge o projeto temático financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo nº 2012/50522-0. A pesquisa intitulada Contaminação ambiental pelos protozoários Giardia spp. e Cryptosporidium spp. e por Ascaris suum: desafios de detecção, remoção e inativação das formas infectantes trabalha sobre o assunto e agora promove o 2º Seminário Internacional com o intuito de divulgar e discutir os resultados obtidos.

 

O encontro conta com diversas atividades, entre elas destaca-se a participação da palestrante internacional, Maria Elvira Ares Mazás, professora do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Ela é especialista nos parasitos analisados no evento em amostras ambientais, e sua experiência envolve a coordenação de 13 projetos de pesquisa e a orientação de 31 trabalhos, em nível de doutorado e mestrado, além de diversas publicações em revistas e congressos de grande impacto.

 

Clique aqui e confira a programação completa do Seminário.

 

O evento é dirigido ao público em geral e aos profissionais da área, incluindo engenheiros, biólogos, químicos, técnicos e estudantes vinculados à avaliação de parasitos em amostras ambientais.

 

Para inscreverem-se no evento os interessados devem encaminhar e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , com cópia para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . As vagas são gratuitas, porém limitadas para 100 participantes.

 

As atividades ocorrerão no Anfiteatro Jorge Caron, que está localizado no campus 1 da USP em São Carlos, sito à Av. Trabalhador são-carlense, 400, CEP 13566-590.

 

[+] informação

Lyda Patricia Sabogal Paz
Tel.: (16) 3373-9548
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

EESC para você         

AlumniUSP

Mais Buscados

Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.