Parcerias e Inovação

Transferência de Tecnologia

A transferência de tecnologia entre empresas e instituições de pesquisa tem sido impulsionada devido à crescente importância do conhecimento para o avanço tecnológico e competitividade.

O desenvolvimento das tecnologias pode ser realizado por meio de duas perspectivas: a inovação guiada pela ciência, segundo a qual os resultados de pesquisa mostram-se aplicáveis e promissores de tal forma que podem gerar negócios com base nas invenções; e a inovação guiada pelo mercado, em que as demandas das empresas é que orientam interfaces de processos inovativos podendo ser desenvolvida entre a academia e o setor industrial.

A referência desta proposição é a de que o maior resultado em inovação em quaisquer setores, especialmente o industrial, advém da utilização de recursos internos e externos a partir de redes de colaboração. Nesse contexto, o potencial da pesquisa acadêmica é reforçado, sendo a universidade também um agente do desenvolvimento econômico.

Na Universidade de São Paulo, o processo de transferência de tecnologia pode ocorrer por meio dos licenciamentos dos pedidos de patente/patente, contratos de transferência de know-how, exploração de marcas, direitos autorais e convênios (onde são desenvolvidas demandas da empresa em conjunto com a universidade). Além das formas tradicionalmente acadêmicas envolvendo publicações, eventos e formação de pessoal qualificado.

Transferência de Tecnologia

Propriedade Intelectual

A propriedade intelectual pode ser entendida como as criações da mente: invenções, obras  literárias e artísticas, símbolos, nomes, imagens, desenhos e modelos  utilizados no comércio, segundo  definição da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI).

O conceito abrange duas grandes áreas: Propriedade Industrial (patentes, marcas,  desenho industrial, indicações geográficas e proteção de cultivares) e Direito Autoral (obras literárias e artísticas, programas  de computador, domínios na Internet e  cultura imaterial).

A propriedade intelectual protege os criadores ou responsáveis por qualquer produção do  intelecto (seja nos domínios industrial, científico, literário e/ou artístico) garantindo por um determinado período de tempo, a possibilidade de  recompensa ao inventor.

Patentes

Empreendedorismo

Saber detectar oportunidades, avaliar riscos, arregimentar colaboradores, delinear planos de ação, são habilidades que precisam constar no arsenal de todo profissional de sucesso.

Atualmente, a estratégia e a tática do empreendedor moderno não estão voltadas apenas para o êxito pessoal. Faz-se necessário aos alunos de engenharia expandir o pensamento e focar no desenvolvimento de sua comunidade.

Na EESC os alunos contam com a EESC Jr, que existe para proporcionar soluções de qualidade em engenharia e arquitetura, preparando seus membros para a realidade do mercado e contribuindo para o desenvolvimento do Movimento de Empresa Júnior.

EESC Júnior

Agência USP de Inovação

Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária

Polo São Carlos - Agência USP de Inovação

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

tel.: (16) 3373-8052