Centros e Núcleos

Centro de Engenharia Aplicada à Saúde - CEAS

Instituído pela Portaria EESC 59/2012, o Centro de Engenharia Aplicada à Saúde busca propiciar a infraestrutura adequada ao desenvolvimento de projetos de pesquisa desenvolvidos na EESC que envolvam a aplicação de conhecimentos de engenharia para a área da saúde. Para tanto, o CEAS visa disponibilizar serviços de laboratórios de uso comum; fomentar o intercâmbio científico e tecnológico com outras instituições, no país e no exterior; divulgar e incentivar o uso de métodos e equipamentos aplicados à medicina para aumentar a eficiência de terapias e diagnósticos; e estender os benefícios gerados pelos projetos de pesquisa a entidades de atendimento médico, facultando o acesso da população a terapias modernas e diagnósticos mais precisos, entre outros objetivos.

Diretor: Prof. Jonas de Carvalho

Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais - CRHEA

Criado em 1976, o Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais está situado a cerca de 25 km do campus 1 da USP, junto à Represa do Lobo (Broa). Está ligado à Diretoria da EESC e tem o objetivo de fomentar a pesquisa e o desenvolvimento na exploração e proteção dos recursos naturais.

Diretor: Prof. Frederico Fabio Mauad

Facebook do CRHEA

Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia - CETEPE

O Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia atua em diversas frentes visando à melhoria e ao aprimoramento das técnicas e condições do ensino. Entre os serviços oferecidos, estão: assistência pedagógica e pesquisa educacional; desenhos e projetos técnicos; filmagens e produção de vídeos didáticos; fotografias e editoração; transmissão de conteúdos digitais e videoconferências etc.

Diretor: Prof. Luiz Augusto Martin Gonçalves

Outras informações sobre o CETEPE

• Pesquisa

Centro de Robótica - CROB

O Centro de Robótica (CROB) é uma parceira entre a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e tem por objetivo promover a interação dos laboratórios de pesquisa da USP e aumentar a eficiência dos trabalhos relacionados com robótica. Essa iniciativa propõe ampliar o uso dos recursos já disponíveis, a aquisição de novos equipamentos e o fortalecimento das pesquisas em desenvolvimento, principalmente as voltadas para a indústria.

Coordenação: Prof. Marco Henrique Terra

Site do CROB

Núcleo de Manufatura Avançada - NUMA

O Núcleo de Manufatura Avançada agrega grupos de pesquisa do Departamento de Engenharia de Produção da EESC, sendo também a sede do Instituto Fábrica do Milênio. Seus grupos de pesquisa têm competência nas seguintes áreas: Adequação Ambiental em Manufatura; Arquitetura de Redes para Cooperação; Engenharia Integrada e Engenharia de Integração; Gerenciamento da Mudança e Melhoria Organizacional; Gestão da Qualidade e Melhoria; Logística, Organização, Sistemas e Sociedade; Otimização dos Processos de Fabricação.

Coordenação: Prof. Henrique Rozenfeld

Site do NUMA

Departamento de Engenharia de Produção

Instituto Fábrica do Milênio

• Extensão

Centro de Inclusão Social USP São Carlos - CIS

O objetivo do Centro de Inclusão Social USP São Carlos (CIS – USP SC) é promover a educação de comunidades de baixa renda que residem na cidade de São Carlos, atendendo prioritariamente moradores que vivem nas proximidades da Área 2 do campus USP em São Carlos. O Centro conta com o apoio institucional da USP, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e de diversas empresas.

Coordenação: Prof. José Marcos Alves

Site do CIS

Centro Avançado EESC para Apoio à Inovação - EESCin

O Centro Avançado EESC para Apoio à Inovação (EESCin) foi criado em agosto de 2014, com a missão de servir como um ambiente de aproximação das tecnologias em desenvolvimento na Escola de Engenharia de São Carlos com as empresas de base tecnológica e parques da região, associando formação empreendedora com transferência de tecnologia e estímulo à inovação nos diversos níveis de ensino e pesquisa.

Saiba mais sobre o EESCIn