USP em São Carlos realiza a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

De 20 a 24 de outubro, as unidades e órgãos do campus da USP em São Carlos promoverão a XXVII Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Confira a programação completa:

Segunda-feira, dia 20 – Abertura Oficial

Organização: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)

Local: Auditório Professor Sérgio Mascarenhas (IFSC)

8h30 – Café

9 horas – Palestra: Exercício Físico no Ambiente de Trabalho: Efeitos para a Saúde do Trabalhador

Palestrante: Professora Roberta de Fátima Carreira Moreira Padovez – Fisioterapeuta – Docente do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFSCar.

Terça-feira, dia 21

Organização: Instituto de Física de São Carlos (IFSC)

Local: Auditório Professor Sérgio Mascarenhas (IFSC)

9 horas – Palestra: Rotina e Monotonia para os Relacionamentos

Palestrante: Sr. Tiago de Almeida – Psicólogo

Quarta-feira, dia 22

Organização: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC)

Local: Anfiteatro Armando Toshio Natsume –do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação

9 horas – Palestra: Inteligência Emocional no Trabalho

Palestrante: Professora Maria Fernanda Casuccio – Psicopedagoga Clínico-Institucional

Quinta-feira, dia 23

Organização: Instituto de Química de São Carlos (IQSC)

Local: Anfiteatro do IQSC – Q1

9 horas – Palestra: Planejamento de Aposentadoria Pública e Complementar

Palestrante: Dr. Hilário Bocchi Júnior – Advogado previdenciário na Bocchi Advogados Associados

Sexta-feira, dia 24 – Encerramento

Organização: Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC)

Local: Anfiteatro Jorge Caron da EESC

14 horas – Palestra: Brigadas de Incêndio em Locais de Grande Aglomeração de Pessoas

Palestrante: Cabo Domingos Martim Morandi do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo

Café: após

Nas datas e locais das palestras haverá um Cantinho da Saúde promovido pelo Curso Técnico em Enfermagem da ETEC Paulino Botelho.

Comissão organizadora: José Eduardo Amorim Pires (ICMC), Guilherme Miola Titato (IQSC), Maria Cecília T. Cavalheiro (PUSP-SC), Samuel Alvarez (IFSC), Luiz Vicente Vareda (EESC) e Serviços de Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho da PUSP-SC.

Luiz Vicente Vareda – CIPA EESC

Com informações da Assessoria de Comunicação do Campus da USP em São Carlos