Detecção de protozoários emergentes é tema de minicurso na EESC

Apresentar os principais conceitos biológicos e métodos laboratoriais disponíveis para a detecção de protozoários emergentes é o objetivo de um minicurso promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento, que ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de outubro na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

 

O encontro será ministrado pela professora Regina Maura Bueno Franco, do Laboratório de Protozoologia do Departamento de Biologia Animal do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

 

Com carga horária total de 20 horas, o minicurso oferece 20 vagas para alunos de pós-graduação, com preferência para aqueles vinculados ao Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS) da EESC.

 

A discussão é pertinente ao contexto atual, pois casos de transmissão de doenças relacionadas ao abastecimento de água para consumo humano, inclusive em países desenvolvidos, têm sido registrados, com especial atenção à detecção e ao controle dos protozoários Cryptosporidium spp. e Giardia spp.

 

Sabe-se que a principal fonte de contaminação dos recursos hídricos por esses patógenos é o descarte de esgoto doméstico e, apesar dos esforços empenhados no tratamento desse resíduo, as técnicas disponíveis não removem 100% dos patógenos nele presentes.

 

No Brasil, os serviços de coleta, transporte e tratamento de esgoto ainda são deficientes. Relatos de surtos já registrados deixam evidente a fragilidade dos sistemas de abastecimento de água em relação à possibilidade de contaminação.

 

Mesmo com os avanços alcançados no meio acadêmico brasileiro, ainda há muitas incertezas relacionadas ao assunto. Nesse contexto, o presente minicurso tem como objetivo apresentar os principais conceitos biológicos e os métodos laboratoriais disponíveis para a detecção dos protozoários Giardia spp. e Cryptosporidium spp. em amostras ambientais.

 

As atividades ocorrerão no Anfiteatro do SHS. Interessados em participar devem encaminhar e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com cópia para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

Para conferir mais informações e o cronograma completo do evento, clique aqui.

 

Sobre a palestrante

A professora Regina é especialista nas áreas de parasitologia com ênfase em protozoologia de parasitos, atuando principalmente nos seguintes temas: protozoários emergentes e ambiente – Giardia spp., Cryptosporidium spp., diagnóstico laboratorial, parasitologia ambiental, água, solos, esgotos e lodo de esgoto – e epidemiologia das parasitoses intestinais.

 

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1980), mestrado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988) e doutorado em Parasitologia pela Universidade Estadual de Campinas (1996).

 

Clique aqui para acessar seu Currículo Lattes.

 

[+] informação

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento
E-mails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

EESC para você         

Autonomia Universitária

Mais Buscados

Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.