Prêmio Capes de Tese recebe inscrições

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou o Edital nº 33/2014 que trata sobre a edição deste ano do Prêmio Capes de Tese, o qual recebe inscrições até o dia 26 de junho. Alunos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP podem inscrever-se através das secretarias dos programas de pós-graduação da Unidade.

eesc capes logo premio capes de teseO concurso é constituído pelo Prêmio Capes de Tese e pelo Grande Prêmio Capes de Tese. Enquanto o primeiro será outorgado para a melhor tese de doutorado selecionada em cada área do conhecimento, no segundo concorrerão autores vencedores do primeiro e que apresentarem uma videoaula destinada a estudantes de ensino médio, abordando o tema da pesquisa.

Para participar, os interessados devem apresentar seu trabalho à secretaria do programa de pós-graduação do departamento cujo curso encontra-se vinculado. Caberá a uma comissão de cada programa avaliar as candidaturas e pré-selecionar um aluno, ficando o respectivo coordenador encarregado de realizar a indicação à Capes exclusivamente pelo site, até as dezoito horas do dia 26 de junho.

Dentro os critérios para participação destaca-se que o documento deve estar disponível no banco de teses da Capes e ter sido defendido em 2013, no Brasil.

Para o Prêmio Capes de Tese, além de medalha e certificado, será concedida ao autor uma bolsa para realização de estágio pós-doutoral de até três anos em uma instituição nacional, ou de um ano no exterior, e ao orientador auxílio para participação em congresso nacional no valor de R$ 3 mil.

Já o Grande Prêmio oferece ao orientador o valor de R$ 6 mil para participação em congresso internacional, enquanto o autor da tese recebe bolsa para realização de estágio pós-doutoral de até cinco anos. A Fundação Conrado Wessel também irá conceder três prêmios no valor de U$ 15 mil cada um, concedidos para os vencedores em cada uma das três grandes áreas do conhecimento.

Para outras informações consulte o edital completo.

Serviço de Pós-Graduação da EESC