Palestra aborda as instituições econômicas necessárias para a prosperidade das nações

Sociedade do conhecimento, inovação tecnológica e empreendedorismo: Quais são as instituições econômicas necessárias para a prosperidade? O professor Ronald Otto Hillbrecht, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), buscará responder a essa questão em uma palestra que ocorrerá no dia 26, às 19 horas, no Anfiteatro Armando Toshio Natsume do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

 

Dedicado aos alunos de engenharia e demais interessados no tema, o evento é promovido pela EESC e pelo Instituto Millenium e fará parte do programa Imil na Sala de Aula – uma atividade do Instituto que visa discutir com os jovens valores como liberdade, estado de direito, economia de mercado e democracia.

 

Hillbrecht é professor do curso de Economia da UFRGS. Entre 1994 e 1997 ministrou aulas de Economia, Macroeconomia, Moeda e Bancos e Economia Institucional na Universidade de São Paulo (USP). É autor do livro Economia Monetária (Ed. Atlas, 1999), doutor em Teoria Econômica pela Universidade de Illinois, nos EUA e mestre em Economia pela USP. Tem interesse especial pelas áreas de política monetária e política econômica.

 

Resumo

Ao longo da história da humanidade, prosperidade material e crescimento econômico são fenômenos recentes, sendo que apenas alguns poucos países conseguiram enriquecer e gerar inclusão social. As últimas décadas têm mostrado a importância da globalização, do conhecimento, da inovação tecnológica e do empreendedorismo para a prosperidade das nações. Essa palestra visa explorar seu determinante institucional, ou seja, qual ambiente econômico que provê os incentivos corretos para crescimento econômico e prosperidade. Serão também avaliadas as perspectivas futuras do Brasil, considerando as barreiras ao desenvolvimento e oportunidades a serem exploradas.

 

O Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação localiza-se no campus 1 da USP em São Carlos, sito à Av. Trabalhador são-carlense, 400, CEP 13566-590.

 

[+] informação

Secretaria do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação
Tel.: (16) 3373-9365
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

EESC para você         

Autonomia Universitária

Mais Buscados

Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.