Laboratório InteGrad EESC tem aula inaugural com treinamento a alunos e técnicos

Uma oficina sobre projeto e implementação de controladores PIDs utilizando as plataformas PIC e Matlab foi o conteúdo da aula inaugural do laboratório multiusuário InteGrad da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, promovida no último dia 9 de maio pelos professores Manoel Luis de Aguiar e Vilma Alves de Oliveira, da área de Controle e Eletrônica, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL).

 

eesc treinamento integrad 1O evento contou com a colaboração dos professores Luiza Maria Romeiro Codá e Jerson Barbosa de Vargas, do servidor César Domingues, do doutorando Rodolpho Vilela Alves Neves e do monitor Rafael Augusto Mariano, todos do SEL. Direcionado a alunos e técnicos de laboratório, o treinamento teve um grande número de inscritos, o que gerou uma lista de espera para os interessados em participar de um próximo treinamento.

 

O InteGrad foi criado com o apoio do Programa Pró-Inovação no Ensino Prático de Graduação (Pró-Inovalab) da Pró-Reitoria de Graduação da USP, edição de 2011, e tem como objetivo oferecer aulas práticas que integrem os alunos de engenharias de diversas áreas.

 

De acordo com a professora Vilma este método de ensino é inovador, nele o estudante tem a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em sistemas e programas até então não explorados em aulas teóricas. “Muitas plataformas são vistas isoladamente durante a graduação, a proposta é que o laboratório seja um espaço para utilizar essas ferramentas trocando conhecimentos com outras áreas de aplicação”, explicou a docente.

 

eesc treinamento integrad 2Na aula inaugural e multidisciplinar, os participantes tiveram apresentações dos métodos básicos de sintonia de controladores PIDs e das plataformas PIC e Matlab. Na sequencia foram convidados a uma aula prática, na qual utilizaram a plataforma PIC com a interface Matlab para a obtenção do modelo de sistemas dinâmicos via resposta ao degrau e para a obtenção dos parâmetros do controlador PID, a fim de implementar o algoritmo de controle na plataforma PIC.

 

A professora Vilma ressaltou a possibilidade de outros docentes utilizarem do laboratório InteGrad para oferecer outras aulas práticas aos alunos, aproximando diversas áreas de aplicação. “A integração das plantas de ensino é o acesso principal ao laboratório”, definiu a professora.

 

O Laboratório InteGrad EESC localiza-se no hangar 2, no Departamento de Engenharia Aeronáutica da EESC, no campus 2 da USP em São Carlos.


Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

EESC para você         

Autonomia Universitária

Mais Buscados

Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.