Laboratório InteGrad EESC tem aula inaugural com treinamento a alunos e técnicos

Uma oficina sobre projeto e implementação de controladores PIDs utilizando as plataformas PIC e Matlab foi o conteúdo da aula inaugural do laboratório multiusuário InteGrad da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, promovida no último dia 9 de maio pelos professores Manoel Luis de Aguiar e Vilma Alves de Oliveira, da área de Controle e Eletrônica, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL).

eesc treinamento integrad 1O evento contou com a colaboração dos professores Luiza Maria Romeiro Codá e Jerson Barbosa de Vargas, do servidor César Domingues, do doutorando Rodolpho Vilela Alves Neves e do monitor Rafael Augusto Mariano, todos do SEL. Direcionado a alunos e técnicos de laboratório, o treinamento teve um grande número de inscritos, o que gerou uma lista de espera para os interessados em participar de um próximo treinamento.

O InteGrad foi criado com o apoio do Programa Pró-Inovação no Ensino Prático de Graduação (Pró-Inovalab) da Pró-Reitoria de Graduação da USP, edição de 2011, e tem como objetivo oferecer aulas práticas que integrem os alunos de engenharias de diversas áreas.

De acordo com a professora Vilma este método de ensino é inovador, nele o estudante tem a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em sistemas e programas até então não explorados em aulas teóricas. “Muitas plataformas são vistas isoladamente durante a graduação, a proposta é que o laboratório seja um espaço para utilizar essas ferramentas trocando conhecimentos com outras áreas de aplicação”, explicou a docente.

eesc treinamento integrad 2Na aula inaugural e multidisciplinar, os participantes tiveram apresentações dos métodos básicos de sintonia de controladores PIDs e das plataformas PIC e Matlab. Na sequencia foram convidados a uma aula prática, na qual utilizaram a plataforma PIC com a interface Matlab para a obtenção do modelo de sistemas dinâmicos via resposta ao degrau e para a obtenção dos parâmetros do controlador PID, a fim de implementar o algoritmo de controle na plataforma PIC.

A professora Vilma ressaltou a possibilidade de outros docentes utilizarem do laboratório InteGrad para oferecer outras aulas práticas aos alunos, aproximando diversas áreas de aplicação. “A integração das plantas de ensino é o acesso principal ao laboratório”, definiu a professora.

O Laboratório InteGrad EESC localiza-se no hangar 2, no Departamento de Engenharia Aeronáutica da EESC, no campus 2 da USP em São Carlos.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC