Laboratório InteGrad EESC oferece treinamento a alunos e técnicos

O laboratório multiusuário InteGrad da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP promove no dia 9 de maio, às 14 horas, uma oficina sobre projeto e implementação de controladores PIDs usando plataformas PIC e Matlab.

O evento é direcionado a alunos e técnicos de laboratório como parte das atividades de treinamento do InteGrad EESC, o qual foi criado com o apoio do Programa Pró-Inovação no Ensino Prático de Graduação (Pró-Inovalab) da Pró-Reitoria de Graduação da USP, edição de 2011.

A oficina foi organizada pelos professores Manoel Luis de Aguiar e Vilma Alves de Oliveira, da área de Controle e Eletrônica do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL), com a colaboração dos professores Luiza Maria Romeiro Codá e Jerson Barbosa de Vargas, também do SEL, do servidor César Domingues, do doutorando Rodolpho Vilela Alves Neves e do monitor Rafael Augusto Mariano.

Interessados devem se inscrever através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

14h – Apresentação dos métodos básicos de sintonia de controladores PIDs

14h30 – Apresentação da plataforma PIC e Matlab

15h – Aula prática na plataforma PIC e interface Matlab para a obtenção do modelo de sistemas dinâmicos via resposta ao degrau

16h – Aula prática na interface Matlab para a obtenção dos parâmetros do controlador PID e em seguida a implementação do algoritmo de controle na plataforma PIC

17h – Encerramento

O Laboratório InteGrad EESC localiza-se no hangar 2, no Departamento de Engenharia Aeronáutica da EESC, o qual encontra-se no campus 2 da USP em São Carlos, sito à Avenida João Dagnone, nº 1100, Jardim Santa Angelina.

Secretaria do Laboratório de Controle

Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação