Intercâmbio

Os alunos de graduação e pós-graduação da Escola de Engenharia de São Carlos têm a possibilidade de desenvolver parte de suas atividades acadêmicas em uma instituição estrangeira de ensino superior. De acordo com o perfil, o candidato ao intercâmbio pode ainda contar com apoio de programas de financiamento.

Editais em andamento

Para consultar os editais de mobilidade internacional, clique aqui.

Instruções gerais

Os requisitos básicos para intercâmbio, aprovados por unanimidade pela CCInt-EESC no dia 30 de junho de 2017, são:

1) Média ponderada limpa maior ou igual a 6,0;
2) Possuir ao máximo 3 reprovações em todo o Resumo Escolar, incluindo as reprovações já aprovadas.
3) Possuir 20% do curso concluído.

Período de intercâmbio: seis meses, podendo ser prorrogado para até dois anos.

Para se candidatar, o aluno deve entregar os seguintes documentos na CCInt-EESC:

1. Plano de Estudos com a indicação da Instituição Estrangeira na qual pretende participar do intercâmbio (em português e na língua do país da instituição de destino ou inglês);
2. Histórico Escolar Atualizado (em português e na língua do país da instituição de destino ou inglês);
3. Curriculum Vitae (em português e na língua do país da instituição de destino ou inglês);
4. Ficha de inscrição para interessados em mobilidade – Estudantes USP;
5. Cópia do passaporte ou protocolo de entrada do documento na Polícia Federal;
6. Cópia do exame de proficiência ou documento que comprove o conhecimento da língua expedido por uma escola de idiomas.
7. O aluno deve visitar a página eletrônica da universidade de destino, com a finalidade de verificar o que é exigido e oferecido por ela.

ATENÇÃO:
· Não serão aceitas candidaturas manuscritas ou mal apresentadas;

· Não devem ser impressas em papel reciclado, pois isso impede uma boa digitalização;

· Não serão aceitas impressões frente e verso.

Duplo Diploma

Essa modalidade de intercâmbio permite que o aluno cumpra parte de suas disciplinas em uma instituição estrangeira, tendo ao final do curso o diploma das duas instituições envolvidas. No caso da EESC, o aluno poderá se inscrever para seleção a partir do 3º ano do curso, sendo um dos requisitos a média ponderada mínima de 7,5 (sete e meio).

O processo consiste de diversas fases eliminatórias, inclusive com provas aplicadas por docentes franceses. Se aprovado, o aluno cumprirá um programa de aproximadamente 2 anos e 5 meses na França e, ao final do programa, deverá retornar à EESC para cumprir disciplinas da habilitação de seu curso, definidas pela coordenação do curso.

As inscrições são abertas sempre no início do 2º. Semestre letivo. A duração total do curso, nesse programa, é de seis anos.

Pós-Graduação

A Pós-Graduação da USP conta com apoio de bolsas de estudo de vários órgãos de fomento. As agências financiadoras de pesquisa e formação de recursos humanos que oferecem bolsas de estudos aos alunos de Pós-Graduação matriculados no mestrado e doutorado são : CAPES, CNPq, FAPESP.

Programa de Mobilidade Estudantil para alunos de Pós-Graduação.

1.  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq: Doutorado Sanduíche - SWP.

2.  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES: Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) Para complementar os esforços dos cursos de pós-graduação no Brasil, a CAPES concede bolsas de estudo no exterior, alimentando assim os meios acadêmico e de pesquisa do país com recursos humanos de alto nível.

3. Santander - De acordo com convênio celebrado entre o Programa Santander de Mobilidade Internacional e a Universidade de São Paulo, firmado em 01 de abril de 2011, encontra-se disponível no site da PRPG, indicação das Universidades Estrangeiras que poderão ser pleiteadas Estão habilitados para se inscreverem os alunos de mestrado e doutorado

icone botao mais

Edital 2012

Resultado 2012

Programa de Mobilidade Estudantil - Santander

Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE) - Fapesp

A bolsa é concedida a pesquisadores com título de doutor ou qualificação equivalente, comprovada por sua súmula curricular, para a realização de atividades de pesquisa em instituição no exterior.

Nessa modalidade, que pode ter duração de até 12 meses, também será possível ao candidato solicitar recursos para manutenção de dependente, quando for o caso.

A solicitação da bolsa pode ser feita em qualquer época do ano. Os formulários eletrônicos estarão disponíveis no SAGe, no endereço: www.fapesp.br/sage.

icone botao mais

Editais com as condições dos intercâmbios

Lista das universidades e instituições conveniadas

Intercâmbio de aluno estrangeiro