Professor da Virginia Tech apresenta minicurso e seminário

eesc professor hajjO Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica receberá nos dias 14 e 17 de março o professor Muhammad R. Hajj, da Virginia Polytechnic Institute and State University, que irá apresentar um seminário e um minicurso na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. O professor Hajj está em visita no Laboratório de Aeroelasticidade do Departamento de Engenharia Aeronáutica (SAA) da EESC, convidado pelo professor Flávio D. Marques e com financiamento da FAPESP.

O Seminário irá apresentar informações sobre modelagem de ordem reduzida de sistemas para caracterizar aeronaves e sobre o problema do voo batendo asas (flapping flight) – área de grande interesse para pesquisas com micro veículos aéreos autônomos. Será realizado no dia 17, às 16h30, no Hangar I do Departamento de Engenharia Aeronáutica da EESC.

Já no minicurso, o professor irá abordar conteúdos de nível de pós-graduação sobre análise espectral de ordem mais alta com aplicações em mecânica de fluidos, dinâmica estrutural e monitoramento da integridade estrutural. Ocorrerá nos dias 14 e 17, das 9 às 12 horas, na Sala de Seminários da Pós-Graduação do Departamento de Engenharia Mecânica.

No primeiro dia do minicurso o enfoco será no conteúdo matemático, com abordagens do problema de transformada de Fourier e generalizações como biespectro e triespectro. Na continuação, serão apresentados casos de aplicação na identificação de sistemas não lineares abrangendo área de aerodinâmica, vibrações mecânicas e fadiga de materiais.

Os eventos são abertos, sem necessidade de inscrição, e serão ministrados inteiramente em inglês. Para mais informações consulte o documento anexo.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (eesc_ppg_mecanica_hajj_seminar.pdf)Programação completa12-03-2014