Oportunidade de intercâmbio na Alemanha

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP recebe, até o dia 21 de fevereiro, inscrições de alunos de graduação para uma vaga de intercâmbio que visa à realização de atividades de pesquisa em retificação na Technische Universität Kaiserslautern, em Kaiserslautern, Alemanha.

A oportunidade é financiada pela Capes, no âmbito do programa Bragecrim, uma iniciativa Brasil-Alemanha para pesquisa colaborativa em tecnologia de manufatura. O aluno irá receber bolsa mensal no valor de 870 EUR, auxílio instalação, seguro saúde e passagens aéreas.

O selecionado irá trabalhar no estudo Manufacturing of structured surfaces via grinding  desenvolvido pelo professor Eraldo Jannone da Silva, do Departamento de Engenharia de Produção (SEP) da Escola, em parceria com o Institute for Manufacturing Technology and Productions Systems (FBK), da TU Kaiserslautern, pelo período de quatro meses.

O projeto tem por objetivo pesquisar a possibilidade da produção de superfícies texturizadas por processo de retificação. Busca-se produzir superfícies funcionais que melhorem a eficiência e a sustentabilidade de materiais utilizados em elementos de mecânicos.

Para se candidatar os interessados devem estar matriculados regularmente no curso de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção ou Engenharia de Materiais e Manufatura, tendo cumprido no mínimo 50% dos créditos obrigatórios. Além disso, pede-se fluência em inglês ou alemão, noções em processo de usinagem e resultado superior a 600 pontos em prova do Enem realizada após 2009.

As inscrições podem ser feitas encaminhando e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , Assunto: Bolsa Graduação Sanduíche – 2014, contendo currículo em inglês e histórico escolar atualizado. Os selecionados na primeira fase serão convocados para entrevista a partir do dia 24 de fevereiro.

Mais informações pelo telefone (16) 3373-9214 ou e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .