Escola de Engenharia estabelece parceria com o Projeto Contribuinte da Cultura

Visando ampliar suas atividades de Cultura e Extensão, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP firmou uma parceria com o Contribuinte da Cultura, um projeto sem fins lucrativos, destinado à disseminação cultural em São Carlos e região e vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

 

eesc totem chorando sem parar1Essa parceria teve início em outubro e visa à intensificação de atividades de movimentação cultural na EESC e na comunidade USP São Carlos, além de possibilitar infraestrutura complementar para o desenvolvimento do Projeto.


Por meio dessa colaboração, será realizado inicialmente um levantamento sobre potenciais artistas da comunidade da Escola. “A partir do conhecimento desse potencial e dos interesses mais claros apresentados pelas pessoas, será elaborada uma programação para atender os focos culturais dos estudantes, funcionários e professores”, explicou o professor e presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da EESC, Francisco Antonio Rocco Lahr.


Para a diretora do Contribuinte da Cultura, Fátima Camargo Catalano, a parceria com a EESC fortalecerá o modelo do projeto, especialmente através da difusão de sua proposta de realização colaborativa em que muitos contribuem para gerar recursos que retornam à sociedade na forma de cultura e arte. “Serão duas vias de ação, ou seja, o projeto contribuirá para a movimentação cultural desta comunidade universitária, ao mesmo tempo em que as atividades promovidas pela EESC serão disseminadas para nossa cidade”, declarou.


Criado há 15 anos, e há quase uma década sendo realizado pela UFSCar, o Contribuinte possui um histórico de centenas de eventos e pretende ampliar suas atividades. “As novas possibilidades de propostas e articulação que agora surgem através da parceria com a Escola de Engenharia trazem perspectivas muito promissoras. É bastante significativa a união entre a EESC e a UFSCar, buscando através da ação cultural reverter benefícios para nossa comunidade”, afirmou Fátima. Entre os projetos já realizados, ela destacou o Festival Chorando Sem Parar, o Viva Dalva, a produção do documentário Música Ligeira e o Ponto de Cultura Canal Aberto Espaço 7.


Segundo o diretor da EESC, Geraldo Roberto Martins da Costa, “essa iniciativa permite unir os esforços das duas universidades públicas da cidade em prol da cultura e da arte”. Ressalta, ainda, que “as produções realizadas pelo Contribuinte são de alta qualidade e buscam atender aos anseios da sociedade local, historicamente comprometida com essas temáticas”.


Exposição: 10 anos do Festival Chorando Sem Parar

 
eesc totem chorando sem parar

Um dos eventos com maior visibilidade do Projeto Contribuinte da Cultura é o Festival Chorando Sem Parar, que tem como foco um dos maiores patrimônios da nossa música: o choro brasileiro. 


Neste ano o festival irá homenagear o saudoso pianista e compositor Ernesto Júlio de Nazareth, um dos grandes nomes do tango brasileiro, atualmente considerado um subgênero do choro.


O evento acontecerá entre os dias 2 e 8 de dezembro, na Praça XV de Novembro e em alguns outros pontos da cidade, e contará com apresentações de Arthur Moreira Lima, convidado homenageado, César Camargo Mariano, Romero Lubambo, trio Rosana Lanzelotte, Caito Marcondes e Luis Leite, Quintal Brasileiro e Izaias e Seus Chorões, Grupo Saçurá, Junior Laniyan e Michele Drees, John Crawford, Eva Gomyde, Marquinhos Mendonça, Orquestra Experimental UFSCar, Dimos Goudaroulis, Choro & Cia, Conhecendo o Choro, Grupo Casa Velha, José Miguel Wisnik e Tribô Delor, Libertango, Toninho Ferragutti e Marcos Nimrichter, Orquestra Saga e Leo Gandelman em parceria com Eduardo Farias.


Como forma de relembrar as nove edições já promovidas, foi estruturada uma exposição que apresenta, em totens digitais, fotos e vídeos dos momentos mais marcantes desde a 1ª edição. A mostra pode ser vista na Biblioteca da EESC até o dia 17 de novembro. Após essa data, a exposição seguirá para vários outros pontos da cidade.

 

Para mais informações sobre o Contribuinte da Cultura clique aqui.

Por Nathália Nicola, da Assessoria de Comunicação EESC

 

EESC para você         

Autonomia Universitária

Mais Buscados

Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.