Escola de Engenharia estabelece parceria com o Projeto Contribuinte da Cultura

Visando ampliar suas atividades de Cultura e Extensão, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP firmou uma parceria com o Contribuinte da Cultura, um projeto sem fins lucrativos, destinado à disseminação cultural em São Carlos e região e vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

eesc totem chorando sem parar1Essa parceria teve início em outubro e visa à intensificação de atividades de movimentação cultural na EESC e na comunidade USP São Carlos, além de possibilitar infraestrutura complementar para o desenvolvimento do Projeto.

Por meio dessa colaboração, será realizado inicialmente um levantamento sobre potenciais artistas da comunidade da Escola. “A partir do conhecimento desse potencial e dos interesses mais claros apresentados pelas pessoas, será elaborada uma programação para atender os focos culturais dos estudantes, funcionários e professores”, explicou o professor e presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da EESC, Francisco Antonio Rocco Lahr.

Para a diretora do Contribuinte da Cultura, Fátima Camargo Catalano, a parceria com a EESC fortalecerá o modelo do projeto, especialmente através da difusão de sua proposta de realização colaborativa em que muitos contribuem para gerar recursos que retornam à sociedade na forma de cultura e arte. “Serão duas vias de ação, ou seja, o projeto contribuirá para a movimentação cultural desta comunidade universitária, ao mesmo tempo em que as atividades promovidas pela EESC serão disseminadas para nossa cidade”, declarou.

Criado há 15 anos, e há quase uma década sendo realizado pela UFSCar, o Contribuinte possui um histórico de centenas de eventos e pretende ampliar suas atividades. “As novas possibilidades de propostas e articulação que agora surgem através da parceria com a Escola de Engenharia trazem perspectivas muito promissoras. É bastante significativa a união entre a EESC e a UFSCar, buscando através da ação cultural reverter benefícios para nossa comunidade”, afirmou Fátima. Entre os projetos já realizados, ela destacou o Festival Chorando Sem Parar, o Viva Dalva, a produção do documentário Música Ligeira e o Ponto de Cultura Canal Aberto Espaço 7.

Segundo o diretor da EESC, Geraldo Roberto Martins da Costa, “essa iniciativa permite unir os esforços das duas universidades públicas da cidade em prol da cultura e da arte”. Ressalta, ainda, que “as produções realizadas pelo Contribuinte são de alta qualidade e buscam atender aos anseios da sociedade local, historicamente comprometida com essas temáticas”.

Exposição: 10 anos do Festival Chorando Sem Parar

eesc totem chorando sem parar

Um dos eventos com maior visibilidade do Projeto Contribuinte da Cultura é o Festival Chorando Sem Parar, que tem como foco um dos maiores patrimônios da nossa música: o choro brasileiro.

Neste ano o festival irá homenagear o saudoso pianista e compositor Ernesto Júlio de Nazareth, um dos grandes nomes do tango brasileiro, atualmente considerado um subgênero do choro.

O evento acontecerá entre os dias 2 e 8 de dezembro, na Praça XV de Novembro e em alguns outros pontos da cidade, e contará com apresentações de Arthur Moreira Lima, convidado homenageado, César Camargo Mariano, Romero Lubambo, trio Rosana Lanzelotte, Caito Marcondes e Luis Leite, Quintal Brasileiro e Izaias e Seus Chorões, Grupo Saçurá, Junior Laniyan e Michele Drees, John Crawford, Eva Gomyde, Marquinhos Mendonça, Orquestra Experimental UFSCar, Dimos Goudaroulis, Choro & Cia, Conhecendo o Choro, Grupo Casa Velha, José Miguel Wisnik e Tribô Delor, Libertango, Toninho Ferragutti e Marcos Nimrichter, Orquestra Saga e Leo Gandelman em parceria com Eduardo Farias.

Como forma de relembrar as nove edições já promovidas, foi estruturada uma exposição que apresenta, em totens digitais, fotos e vídeos dos momentos mais marcantes desde a 1ª edição. A mostra pode ser vista na Biblioteca da EESC até o dia 17 de novembro. Após essa data, a exposição seguirá para vários outros pontos da cidade.

Para mais informações sobre o Contribuinte da Cultura clique aqui.

Por Nathália Nicola, da Assessoria de Comunicação EESC