21º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP acontece na próxima semana

Terá início na próxima semana o 21º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP), realizado em diversos campi. Em São Carlos, as atividades acontecerão de 22 a 24 de outubro e são voltadas à área de Exatas e Engenharias.

 

eesc cetepe logo siicusp 2013A organização é do Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia (CETEPE) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e das comissões de pesquisa do campus. Incentivado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, o SIICUSP tem como objetivo tornar públicos os resultados dos projetos de pesquisa realizados pelos alunos de graduação da USP e de outras instituições nacionais e internacionais.

 

Como abertura do Simpósio, acontecerá uma palestra com o diretor de engenharia da Google na América Latina, Berthier Ribeiro-Neto, sobre a “criação de uma empresa startup web: desafios, sucessos e fracassos” (The Making of a Web Startup Company: Challenges, Successes, and Failures). O evento será realizado na terça-feira, dia 22, às 9 horas, no Anfiteatro Jorge Caron da EESC, será ministrado em português – com tradução simultânea para o inglês – e contará com a presença de delegações das Universidades Rutgers, EUA, e do Porto, Portugal.

 

Depois da abertura, a mostra de painéis dos 1.300 trabalhos inscritos se estenderá pelos dias 22, 23 e 24, no ginásio de esportes do Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (CEFER). Já as apresentações orais estão agendadas para os dias 23 e 24, das 8 horas às 9h30, nas salas de aula do Bloco D da Escola de Engenharia.

 

Para mais informações, entre em contato com a Comissão Organizadora do 21º SIICUSP pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou acesse a página do evento: www.usp.br/siicusp.

 

Sobre o palestrante

eesc cetepe siicusp diretor googleBerthier Ribeiro-Neto tem PhD em Ciência da Computação pela Universidade da Califórnia, Los Angeles, em 1995. No ano seguinte, tornou-se professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atua em tempo parcial. Em 1999, publicou o livro “Modern Information Retrieval”, em coautoria com Ricardo Baeza-Yates, que se tornou o livro mais adotado e vendido na área. Em 2000 foi cofundador da Akwan Information Technologies, empresa criada por um grupo de professores e alunos da UFMG para fornecer serviços de busca para usuários finais e empresas no Brasil. Em 2005 a empresa foi adquirida pela Google e se tornou o Centro Engenharia da empresa na América Latina, do qual é diretor de engenharia.

 

 

O SIICUSP

O Simpósio é realizado anualmente e conta com a inscrição de quase 6.000 trabalhos referentes às quatro grandes áreas de conhecimento: Engenharias e Exatas, Biológicas e Saúde, Humanas e Humanidades e Agropecuária. A inscrição do trabalho, na forma de resumo, é gratuita a todos os participantes.

Todos os bolsistas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica dos Programas PIBIC/CNPq, PIBITI/CNPq, RUSP e Santander tem o compromisso de apresentar os resultados de sua pesquisa no Simpósio.

O SIICUSP acontecerá nos campi de São Paulo - Butantã (Humanas e Humanidades); São Carlos (Exatas e Engenharias), Ribeirão Preto (Biológicas e Saúde) e Piracicaba (Agropecuária).

EESC para você         

Autonomia Universitária

Mais Buscados

Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.