Geral

Professor da EESC tem imagem publicada em capa de importante periódico

A última edição da revista internacional Journal of Biomedical Materials Research - Part B Applied Biomaterials teve sua capa ilustrada por uma imagem produzida pelo professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Carlos Alberto Fortulan.

Última atualização em Terça, 18 Junho 2019 13:38

Acessos: 1551

Leia mais...

Docente do Departamento de Engenharia de Transportes é convidado a integrar comitê do CNPq

O professor do Departamento de Engenharia de Transportes (STT) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Antônio Nélson Rodrigues da Silva, foi convidado a integrar o Comitê de Assessoramento de Engenharias de Transportes e de Produção (CA-EP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele tem mandato previsto de 1º de julho de 2019 a 30 de junho de 2022.

Última atualização em Segunda, 17 Junho 2019 09:45

Acessos: 333

Leia mais...

Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais tem nova Diretoria

A Congregação (Con) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP homologou no dia 10 de maio de 2019, por unanimidade, a eleição dos professores do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS), Evaldo Luiz Gaeta Espíndola e Frederico Fábio Mauad, para os cargos de diretor e vice-diretor do Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais (CRHEA), respectivamente.

Última atualização em Sexta, 14 Junho 2019 10:52

Acessos: 238

Leia mais...

Prêmio Municipal de Ciência e Tecnologia 2019 está com inscrições abertas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação comunica que estão abertas as inscrições para o Prêmio Ciência e Tecnologia de São Carlos 2019, baseado na Lei Municipal 12.618/2000.

Última atualização em Sexta, 14 Junho 2019 10:53

Acessos: 205

Leia mais...

Tecnologia mais fina que um fio de cabelo gera hologramas com mais qualidade

Você sabe qual o tamanho de um nanômetro? Não? Então considere o diâmetro de um fio de cabelo como referência. Acha que agora está próximo? Calma, ainda precisamos diminuir um pouco mais. Que tal então tomarmos como base uma célula humana? Sinto informar, mas ainda não é o suficiente. Está bem, chega de mistério! Um nanômetro é o equivalente a um bilionésimo de metro, ou se preferir, o mesmo que um milímetro dividido por um milhão. Realmente minúsculo, não é mesmo? Apesar de serem microscópicas, estruturas em escala nanométrica estão presentes em nossa rotina dispostas a nos oferecer uma série de aplicações. A próxima delas, inclusive, pode ser a tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP capaz de gerar hologramas com mais qualidade. Produzidas à base de silício em sua forma cristalina, novas nanoestruturas transmitem com maior intensidade o laser que incide em sua superfície, resultando em imagens mais definidas, tridimensionais e sem os chamados “fantasmas”.

Última atualização em Sexta, 14 Junho 2019 10:53

Acessos: 363

Leia mais...

EESC para você         

AlumniUSP

Mais Buscados

Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.